Topo

Esse conteúdo é antigo

Lira reforça protagonismo na pandemia e pauta ampliação de leitos no SUS

Presidente da Câmara pautou para hoje votação de projeto de lei que incentiva conversão de leitos de UTI da rede privada para uso do SUS - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara pautou para hoje votação de projeto de lei que incentiva conversão de leitos de UTI da rede privada para uso do SUS Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

24/03/2021 16h47

Procurado como mediador por empresários e governadores em meio ao pior momento da pandemia do coronavírus no país, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reforçou o protagonismo a que tem sido alçado e pautou para hoje a votação de um projeto de lei que incentiva a conversão de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede privada para uso do SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto será o único item da pauta na sessão da Câmara prevista para hoje à tarde. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários, e conta com o apoio do centrão.

A intenção é estimular que pessoas físicas e jurídicas usem recursos próprios para a contratação de leitos clínicos e de terapia intensiva da rede privada de saúde para uso do SUS no tratamento de pacientes com a covid-19.

Em troca, quem aderir à iniciativa, chamada de Programa Pró-Leitos, poderá deduzir o valor gasto nessas contratações no imposto de renda relativo a 2021. O valor da renúncia fiscal ficará a cargo do Poder Executivo.

Estados e municípios têm tido dificuldade em atender todos os pacientes com o coronavírus que chegam aos hospitais públicos necessitando de um tratamento mais intensivo. A covid-19 costuma atacar o sistema respiratório em casos mais graves.

O texto foi apresentado pelo deputado federal Luiz Antônio Teixeira Jr (PP-RJ), um dos nomes apresentados pelo centrão para substituir o general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde. Dr. Luizinho, como é conhecido pelos colegas, acabou não sendo escolhido, mas é tido como um dos principais articuladores na área de saúde na Câmara.

A atitude de Lira em pautar o projeto acontece após ele e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), serem procurados pela iniciativa privada como alternativas ao Ministério da Saúde em busca de ações práticas no enfrentamento à pandemia.

Os presidentes da Câmara e do Senado vem se reunindo com diversos empresários em variados momentos não apenas em Brasília, mas também em São Paulo. Ouviram sugestões de iniciativas e anotaram ideias para tocar no Congresso Nacional.

Hoje pela manhã, Lira e Pacheco participaram de reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ministros, alguns governadores e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, entre outros. A iniciativa do encontro foi estimulada por ambos e a aceitação de Bolsonaro foi vista com bons olhos.

Em tese, o discurso será mais unificado a partir de agora. No entanto, mesmo Bolsonaro indicando que criará menos conflitos com governadores e apoiará a vacinação em massa, parte dos parlamentares permanece cética quanto a uma mudança verdadeira de atitude pelo presidente.

Os parlamentares estão sendo cada vez mais pressionados pelas bases eleitorais para arranjarem soluções que amenizem problemas na pandemia. Fora todo o impacto da crise sanitária no dia a dia dos brasileiros, deputados e senadores estão de olho nas eleições de 2022 e, por isso, querem mostrar mais serviço.