Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia chama Bia Kicis de "desequilibrada" após post sobre morte de PM na BA

Bia Kicis - Câmara dos Deputados
Bia Kicis Imagem: Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 18h09

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) chamou de "desequilibrada" a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), presidente do CCJ (Conselho de Constituição de Justiça), depois de publicar mensagem nas redes sociais na qual relatava morte de um policial militar na Bahia.

Na madrugada de hoje, a parlamentar aliada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou em sua conta no Twitter uma mensagem sobre a morte do PM Wesley Soares. O PM foi morto ontem por atiradores do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) depois de, num aparente surto psicótico, atirar para o alto e contra os colegas.

Nas redes sociais, Kicis, então, escreveu. "Soldado da PM da Bahia abatido por seus companheiros. Morreu porque se recusou a prender trabalhadores. Disse não às ordens ilegais do governador Rui Costa da Bahia. Esse soldado é um herói. Agora a PM da Bahia parou. Chega de cumprir ordem ilegal!". Depois, a deputada voltou atrás e apagou o tuíte.

Após repercussão, Maia reagiu à mensagem de Kicis lhe classificando como "pessoa desequilibrada".

"Sobre o episódio da presidente da CCJ. De onde você menos espera é que não sai nada mesmo. Não se pode esperar nada de uma pessoa desequilibrada. Como já disse: viramos um hospício."

Caso na Bahia

No domingo, Wesley Soares, armado com um fuzil e com o rosto pintado de verde e amarelo, pegou seu carro para ir do interior da Bahia ao Farol da Barra, em Salvador. Lá, passou a gritar e atirar para o alto, até que, ao desferir um tiro contra integrantes do Bope que o cercavam, foi por eles morto, conforme registrado pela colunista do UOL Thaís Oyama.

Das poucas falas inteligíveis que pronunciou durante o cerco ("Venham testemunhar a honra ou desonra do policial militar da Bahia" e "Não vou deixar, não vou permitir que violem a dignidade e a honra do trabalhador") nenhuma autoriza a parlamentar a afirmar que o PM morreu "porque se recusou a prender trabalhadores" ou por ter se negado a cumprir "ordens ilegais" do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Tampouco há qualquer indício, fato ou episódio que justifique o título de "herói" dado pela deputada ao soldado morto — muito mais provavelmente um homem vitimado por um surto psíquico, conforme mostram as imagens de vídeo disponíveis e os relatos de quem presenciou os seus últimos momentos ("Ele não falava coisas com sentido e estava bem transtornado", afirmou o major Cledson Conceição, comandante do Bope).

Imediatamente depois da publicação de Bia Kicis no Twitter, bolsonaristas passaram a ecoar as suas afirmações, notadamente as últimas duas: "Agora a PM da Bahia parou. Chega de cumprir ordem ilegal!".

Após repercussão, Bia Kicis deletou a mensagem e escreveu uma outra dizendo. "Nesta madrugada fui informada, de que o PM morto, em surto, havia atirado p/ o alto e foi baleado por colegas. As redes se comoveram e eu também. Hoje cedo removi o post p/ aguardarmos as investigações. Inclusive diante do reconhecimento da fundamental hierarquia militar."

PSOL pede o afastamento

A bancada do PSOL na Câmara, disse em nota que o post de Bia Kicis no último domingo, embora apagado, "é nitidamente uma tentativa de estimular um motim de cunho golpista."

"A deputada federal Bia Kicis tem longo histórico de propagação de notícias falsas, teorias da conspiração, bem como uso de retórica virulenta contra a democracia" , afirmou a líder do PSOL, a deputada Talíria Petrone.

O partido também sugere o afastamento de Bia Kicis da presidência da CCJ após a admissão da representação no Conselho de Ética. O PSOL convidou demais partidos da oposição a assinarem a representação que deverá ser protocolada até o início da manhã desta terça-feira (30).