Topo

Esse conteúdo é antigo

Nogueira: Não passa pela cabeça de Bolsonaro indicar Eduardo para chanceler

Do UOL, em São Paulo

29/03/2021 16h12

Após pedido de demissão do chanceler Ernesto Araújo, o senador Ciro Nogueira (PP) considerou ser "impossível" que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indique o filho Eduardo (PSL-SP) para o cargo. A declaração foi dada no UOL Entrevista, conduzido pelo chefe da sucursal do UOL em Brasília, Tales Faria, e pela repórter Luciana Amaral.

"Acho impossível. Isso não passa pela cabeça do presidente. Sinceramente, hoje, [a indicação] não passa, pelas conversas que eu tenho com o presidente, pelo sentimento que eu tenho, não passa pela cabeça do presidente fazer essa indicação."

Em 2019, o presidente Bolsonaro defendeu que o então chanceler Ernesto Araújo indicasse o filho para a embaixada dos Estados Unidos. O argumento era que Eduardo poderia ter um bom relacionamento com o governo norte-americano, à época comandado por Donald Trump.

Após desgaste, Eduardo desistiu formalmente de se candidatar a embaixador nos Estados Unidos. Durante sessão na Câmara em outubro daquele ano, ele declarou ter tomado a decisão pensando no "importante papel" que deve desempenhar enquanto líder da bancada na Casa e disse que seu pai, o presidente Jair Bolsonaro, não teve qualquer participação em sua decisão.

"Seria um papel muito importante a ser desempenhado, mas aqui no Brasil, acho, eu tenho um papel tão importante quanto ou mais para desempenhar", afirmou após ter feito seu pronunciamento oficial, no plenário da Câmara. "Tenho ciência desse papel e foi aceitando conselho de amigos próximos e ouvi eleitores que estavam divididos neste tema que tomei minha decisão".

De acordo com apuração do UOL, um dos nomes mais cotados para a vaga de Ernesto, no momento, é o do embaixador do Brasil em Paris, Luís Fernando Serra, que já estaria no Brasil para acertar o cargo com o governo.