Topo

Deputados pedem investigação contra governador do RJ por festas na pandemia

13.mar.2021 - Claudio Castro, governador em exercício do Rio, concedeu coletiva de imprensa com prefeitos e secretários no Palácio Guanabara - Philippe Lima/Governo do RJ
13.mar.2021 - Claudio Castro, governador em exercício do Rio, concedeu coletiva de imprensa com prefeitos e secretários no Palácio Guanabara Imagem: Philippe Lima/Governo do RJ

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

31/03/2021 18h40

Deputados que fazem oposição ao governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), apresentaram uma representação contra ele no MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) pelas festas que promoveu e frequentou durante a pandemia da covid-19.

O documento, assinado por parlamentares do PSOL, PT e PCdoB, pede a abertura de um procedimento apuratório para "verificar a ocorrência dos atos atentatórios às normas vigentes relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, bem como da prática de atos de improbidade administrativa por parte do governador em exercício".

"Há relatos também de suposto uso, no evento, de veículo (van) pago com dinheiro público, bem como suposta utilização de servidores públicos estaduais - que atuam na cozinha do Palácio do governo - na festa privada, que estariam a postos, na ocasião, para servir à grande mesa do aniversário do governador em exercício", diz um trecho.

No último domingo, Castro celebrou os seus 42 anos em uma festa que gerou aglomeração de convidados em Petrópolis, na região serrana do estado. O evento foi realizado durante o recesso de dez dias decretado por ele próprio para conter os índices de contágio da covid-19. O governador pediu desculpas pelo mau exemplo.

Em um vídeo de fevereiro que circulou hoje nas redes sociais, o governador aparece cantando pagode, sem máscara e rodeado por outras pessoas. Castro confirmou que a gravação foi feita neste ano, durante um período crítico da pandemia.

O texto do documento também lembra que Castro desrespeito normas estabelecidas pelo próprio decreto. "O governador em exercício, ao promover festa de aniversário, com aglomeração de pessoas, no feriado prolongado, criado especialmente para tentar conter a propagação da Covid-19 e evitar colapso ainda maior no sistema de saúde estadual, além de desrespeitar com
maestria a Lei estadual nº 9.224/21, agride a sociedade fluminense".

Uma das autoras do documento encaminhado ao MP-RJ, a deputada Renata Souza (PSOL) lembra que a doença já deixou mais de 36 mil mortos no estado e que Castro burlou o próprio decreto.

"É urgente que o Ministério Público possa investigar o que de fato houve na festança do governador. Além de burlar a lei do Estado que garantiu um recesso sanitário quando a Covid já matou mais de 36 mil pessoas no Rio e as UTIs estão lotadas, há fortes indícios de improbidade administrativa", disse.