Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz a TV portuguesa que será candidato: 'Se for necessário'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a eleição de 2022 - Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre a eleição de 2022 Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/04/2021 19h52

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à emissora RTP, de Portugal, que será candidato à presidência em 2022 "se for necessário".

Ao falar da possível candidatura, Lula, de 75 anos, citou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tem 78 anos.

"O Biden é mais velho do que eu. Ou seja, quando eu for candidato, vou ter um ano a menos do que ele. Portanto, se eu estiver com saúde e for necessário cumprir mais uma tarefa, pode ficar certo que eu estarei na briga", disse Lula.

Lula recuperou seus direitos políticos em março e voltou a ser elegível após decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal do Paraná no âmbito da Operação Lava Jato.

Ao conceder o habeas corpus a Lula, Fachin declarou que a 13ª Vara Federal de Curitiba, origem da Lava Jato, não tem competência para julgar os processos do tríplex de Guarujá (SP), do sítio de Atibaia (SP), e os dois relacionados ao Instituto Lula, uma vez que os casos não se limitam apenas aos desvios ocorridos na Petrobras, mas também a outros órgãos da administração pública.