Topo

Brígido: Há a necessidade de o governo Bolsonaro deturpar decisões do STF

Colaboração para o UOL

09/04/2021 04h00

Para a colunista do UOL Carolina Brígido, existe no governo Jair Bolsonaro (sem partido) uma necessidade de deturpar decisões tomadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Ao Baixo Clero #81, Brígido disse que acreditar que, com a definição da Corte, que permitiu hoje que estados e municípios proíbam a realização de cultos presenciais durante a pandemia de covid-19, haverá uma movimentação por parte do governo para classificar o STF de "herege".

"O Supremo vai ser chamado de herege, vai ser excomungado. O governo vai se valer dessa decisão para dizer que o Supremo é o demônio, essa narrativa toda que acompanha as decisões do Supremo depois [de tomadas]", disse a colunista (veja a partir de 42:15 no vídeo acima).

Ela comparou essa futura narrativa com o que aconteceu no ano passado, quando a Corte avaliou que estados e municípios também tinham poder de adotar medidas de restrição contra o coronavírus, assim como a União.

"Existe uma certa necessidade [por parte do governo Bolsonaro] de deturpação de decisões do STF, igual como foi na época em que o Supremo decidiu, no ano passado, que estados e municípios também tinham a capacidade e o poder de decidir medidas para conter a pandemia, junto com a União", disse ela.

"O presidente Bolsonaro se apropriou dessa decisão para dizer que o Supremo tinha proibido o governo federal de agir", afirmou Brígido, ressaltando que esta é uma afirmação falsa (veja a partir de 42:36 no vídeo acima).

A colunista do UOL ainda arriscou uma aposta: "Agora, a narrativa do governo vai ser [que] o Supremo Tribunal Federal proíbe as pessoas de acreditarem em Deus".

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.