Topo

Bolsonaro entra em casa sem máscara; Secom recomenda uso na rua

Nas redes, cidadãos comentaram o fato de presidente contrariar Secretaria de Comunicação - Reprodução/Twitter/Depheliolopes
Nas redes, cidadãos comentaram o fato de presidente contrariar Secretaria de Comunicação Imagem: Reprodução/Twitter/Depheliolopes

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

18/04/2021 14h01

Ao contrário de recomendações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Secretaria de Comunicação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) andou na rua sem máscara em Goiás no sábado (17).

Um vídeo divulgado na noite de ontem mostra que, também sem equipamento de proteção, o presidente entrou na casa de um morador da região de Anápolis (GO). Depois de alguns minutos, tomou café e tirou fotos com os moradores. Ele estava acompanhado do líder do PSL na Câmara, Vítor Hugo (GO), e do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ambos sem máscara.

Os donos da residência não usavam o equipamento de proteção ao receberem o presidente.

As máscaras são usadas para proteger as pessoas de serem contaminadas, mas também de contaminarem os outros com o coronavírus. Mais de 370 mil pessoas já morreram por causa da covid-19 no Brasil, uma pandemia mundial que já dura mais de um ano.

O vídeo de Bolsonaro foi divulgado pelo deputado Hélio Lopes (PSL-RJ), amigo do presidente. Ele identificou o local como Joanápolis, um distrito de Anápolis (GO).

Neste domingo, a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal divulgou uma mensagem incentivando o uso de máscaras, como tem feito o ministro Marcelo Queiroga. Um cidadão ironizou: "O presidente da República não usa máscara e não mantém o distanciamento. Por que eu deveria acreditar nas suas orientações?".

Um cidadão reclamou do fato de Bolsonaro não usar máscara no vídeo divulgado por Lopes. Um outro, identificado como Enilson Erlei, retrucou: "Vai mudar o quê na tua vida isso?".

No sábado, o presidente também esteve em Goianápolis (GO), uma cidade ao lado de Anápolis. O périplo do presidente não constava da agenda oficial.

Ele tomou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e se dirigiu à região. Um vídeo divulgado pelo deputado Vítor Hugo (PSL-GO) mostra-o cumprimentando eleitores após pousar em campo de futebol.