Topo

Esse conteúdo é antigo

'Abuso': oposição critica liminar contra relatoria de Renan na CPI da Covid

O próprio senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou a decisão, que classificou como "indevida" e "esdrúxula" - Marcos Oliveira/Agência Senado
O próprio senador Renan Calheiros (MDB-AL) criticou a decisão, que classificou como "indevida" e "esdrúxula" Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

26/04/2021 21h54Atualizada em 26/04/2021 22h08

Parlamentares da oposição criticaram hoje a liminar da 2ª Vara Federal de Brasília, no Distrito Federal, que impede a escolha do senador Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19. Deputados e senadores disseram ver "abuso de poder" por parte do Judiciário na decisão e ainda acusaram o governo federal de ter "medo" de Calheiros.

A liminar atendeu a um pedido da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), aliada próxima ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Abuso de poder: o Judiciário tem que cassar a liminar concedida pelo juiz que impediu o senador Renan Calheiros de ser o relator da CPI. Uma invasão das competências do Congresso Nacional", escreveu o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

O próprio Renan Calheiros criticou a decisão, que classificou como "indevida" e "esdrúxula". Em publicação nas redes sociais, ele argumentou que a escolha para a relatoria da CPI não tem nada a ver com a Justiça de primeira instância e anunciou que vai recorrer da liminar.

"A decisão é uma interferência indevida que subtrai a liberdade de atuação do Senado. Medidas orquestradas pelo governo Jair Bolsonaro e antecipada por seu filho. A CPI é investigação constitucional do Poder Legislativo e não uma atividade jurisdicional", defendeu. "Não há precedente na história do Brasil de medida tão esdrúxula como essa. Estamos entrando com recurso e pergunto: por que tanto medo?".

Confira mais reações à decisão da Justiça Federal do Distrito Federal:

Kátia Abreu (PP-TO), senadora

"Hoje um juiz processado por suspeita de furtar a associação de juízes para pagar contas pessoais deu liminar para impedir que o senador Renan seja relator da CPI. Será que esse juiz é terrivelmente evangélico e alimenta esperanças? Só pode."

José Guimarães (PT-CE), deputado federal

"O que a base bolsonarista no Parlamento tem tanto medo da CPI do Genocídio? Esse desespero reforça a necessidade desta investigação. A prerrogativa de indicar o relator da CPI é do Senado Federal. Bolsonaro está desesperado, pois sabe que a verdade vira à tona!"

Orlando Silva (PCdoB-SP), deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo em 2020

"A incapacidade aliada ao desespero é capaz de produzir efeitos devastadores. O governo erra ao judicializar e tentar barrar Renan Calheiros na relatoria da CPI. Essa decisão é ilegal, vitória de Pirro, cairá amanhã. Renan assumirá e a emenda será pior que o soneto. Fim."

Esdrúxula (...). É uma liminar cloroquina. 'Tratamento precoce' sem eficácia comprovada e com efeitos colaterais gravíssimos. Acho que não resiste, e é uma interferência indevida. Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), antes de reunião com membros da CPI