Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da CPI da Covid, Omar Aziz diz que comissão 'não dará em pizza'

Presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz disse que os trabalhos da comissão começam nesta quinta-feira com a aprovação do grupo de trabalho  - Jefferson Rudy/Agência Senado
Presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz disse que os trabalhos da comissão começam nesta quinta-feira com a aprovação do grupo de trabalho Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Colaboração para o UOL

28/04/2021 10h01Atualizada em 28/04/2021 10h36

O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM), disse hoje que a comissão que investiga o combate à pandemia do novo coronavírus no país não "dará em pizza".

O político afirmou que é responsabilidade dos senadores darem uma resposta frente às quase 400 mil mortes pela doença no país.

"Não temos o direto de não dar satisfação aos órfãos que ficaram nessa CPI, a pais que perderam os filhos, a irmãos que se foram, a amigos que se foram. Seria uma falta de respeito com uma sociedade que hoje tem a covid em sua residência. Não é uma coisa longe, abstrata. Não está no outro lado da rua, não é uma pesquisa de segurança pública", afirmou Aziz, em entrevista à CNN.

O senador afirmou que os trabalhos da CPI começam de fato amanhã, com a aprovação do plano de trabalho.

Ontem, a comissão foi instalada e elegeu Aziz como presidente. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi eleito para a vice-presidência e Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido como relator.

Hoje, no final da tarde, a gente deve analisar todos os requerimentos. Alguns são semelhantes
Omar Aziz

Quase 200 requerimentos em horas

Até o fim da noite de ontem, já haviam sido protocolados 173 requerimentos pelos senadores que compõem a CPI.

Aziz defendeu que a comissão faça um trabalho "bastante enxuto", "prático" e de "fácil acessibilidade para que as pessoas que estejam participando e vendo tenham a noção do que está acontecendo".

"Temos que ter também o discernimento de que se a gente for ouvir 150 pessoas ali, vamos passar 10 anos e a gente não termina uma CPI", avisou.

O senador confirmou que os primeiros ouvidos na comissão serão todos os ministros da Saúde durante a pandemia, partindo do mais antigo, Henrique Mandetta, até o atual, Marcelo Queiroga.

Talvez a preocupação menor do povo brasileiro é que você ache culpados nesse momento (...) A preocupação é vacina, salvar vidas, não ter mais óbitos. Lógico que o papel da CPI é um papel investigativo e precisamos fazer o nosso papel
Omar Aziz