Topo

Esse conteúdo é antigo

Plano de Trabalho da CPI da Covid será consolidado na casa de Omar Aziz

A casa em Brasília do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid será palco de uma reunião fechada hoje - Jefferson Rudy/Agência Senado
A casa em Brasília do senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid será palco de uma reunião fechada hoje Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

28/04/2021 11h03

A casa em Brasília do senador Omar Aziz (PSD/AM), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid será palco de uma reunião fechada hoje, para a consolidação do Plano de Trabalho que será votado amanhã pelo colegiado.

O encontro servirá para "sintetizar" e "avaliar" os 173 requerimentos que devem ser discutidos e avaliados no encontro. O relator, senador Renan Calheiros (MDB/AL), é o responsável por consolidar as sugestões, mas optou por fazer em grupo.

Entre os pedidos dos congressistas, estão a solicitação de informações sobre a aquisição de medicamentos do chamado "kit intubação" e o fornecimento de oxigênio hospitalar aos estados.

Será na casa do parlamentar também onde novos nomes também devem ser definidos para futuras convocações. O nome do ministro da Economia, Paulo Guedes, é considerado.

Até o momento, há um acordo para a aprovação do chamamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich, e Eduardo Pazuello.

O atual presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres, também deverá ser convocado. Também há pedidos de convocação de cientistas renomados, como o médico e comunicador Drauzio Varella, o pesquisador da Fiocruz, Cláudio Maierovicth, e a pesquisadora Natália Pasternak.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi instaurada ontem para investigar "ações e omissões" do governo federal e o uso de recursos enviados pela União aos estados e municípios no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A residência receberá senadores da oposição e dos classificados como "independentes", às 18h.