Topo

CPI da Covid: Recebi ameaças até de igrejas evangélicas, diz Otto Alencar

Gabriel Toueg

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2021 04h00

O senador Otto Alencar (PSD-BA), titular da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, disse que passou a receber ameaças até de grupos evangélicos pelo seu papel na comissão. A revelação foi feita no programa de ontem do Baixo Clero, podcast de política do UOL.

"Foram várias mensagens [com ameaças]. De homens, de mulheres, de jovens... Inclusive, alguns desses casos eram de igrejas evangélicas", contou (assista a partir de 5:23 no vídeo acima).

Alencar citou uma mensagem enviada a partir de um número que seria da Igreja Batista Internacional Monte Sinai, em Minas Gerais. "[A mensagem era] de uma senhora, eu não tenho como publicar, era de uma agressividade, com palavras de baixo calão, coisas que não têm nenhum cabimento, até porque eu apenas iniciei a sessão preparatória para a escolha dos nomes", lamentou (assista a partir de 5:35). "Eram mensagens muito agressivas, ameaçadoras", disse.

O senador fazia referência à reunião que ele convocou, para a terça-feira passada (27), como sessão preparatória para decidir os nomes de presidente e vice-presidente da CPI (assista a partir de 3:33).

"Eu publiquei a convocação para dia 27 [de abril] às 10h. A partir daí, foram incontáveis mensagens, tive dificuldade até de deletar porque era uma quantidade grande."

Ele disse que as ameaças vinham "de todos os estados do Brasil, sobretudo do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais" (assista a partir de 4:21).

Aos 73 anos, Alencar convocou a sessão por ser o parlamentar mais velho entre os membros da CPI. Ele contou que algumas mensagens faziam menção inclusive ao endereço em que mora em Brasília.

Segundo ele, os números de origem de mensagens com ameaças foram encaminhados à Polícia Legislativa. O órgão tem como atribuições a garantia da segurança, fazendo o policiamento das áreas do Senado, e de investigação de crimes.

Na quarta-feira, Alencar revelou as ameaças ao dizer que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem tentado intimidar a CPI. "O governo tem apelado de todas as formas para desestabilizar a CPI", afirmou então o senador em entrevista à CNN Brasil.

No programa de ontem do podcast Baixo Clero, ele disse, entretanto, não se intimidar. "Eu estava consciente de que era necessário [instaurar] a CPI para apurar todas essas coisas que foram noticiadas fartamente [a respeito da condução da pandemia pelo governo federal]" (assista a partir de 5:06).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.