Topo

Ministro do TCU próximo de Renan deve indicar técnico para CPI da Covid

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) irá chamar técnicos para ajudar na CPI - Jefferson Rudy/Agência Senado
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) irá chamar técnicos para ajudar na CPI Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Lucas Valença

Colaboração para o UOL, em Brasília

03/05/2021 12h40Atualizada em 03/05/2021 14h26

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), deverá pedir sugestão ao ministro do TCU Bruno Dantas para escolher o técnico do Tribunal de Contas da União que será requisitado para auxiliar nas investigações do colegiado. Dantas é próximo à cúpula emedebista.

A escolha de um delegado da PF (Polícia Federal) para ajudar na CPI também será do relator. O nome do policial federal ainda não está fechado, segundo fontes ligadas à comissão.

As requisições foram acordadas na reunião da última quarta-feira (28), quando representantes do chamado "grupo dos sete", que reúne parlamentares da oposição e dos classificados como independentes na CPI, se encontraram na casa do presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM). Na reunião, ficou decidido que Renan teria a liberdade de escolher os nomes.

Vale lembrar que a indicação de Dantas ao TCU foi feita em abril de 2014, quando, com sua aprovação, ele se tornou o mais jovem ministro a ser empossado no tribunal, à época com 36 anos.

A indicação veio em acordo com o MDB, sendo justamente o senador Renan Calheiros o presidente do Senado à época. Na ocasião, o agora ministro recebeu 47 dos 60 votos dos senadores que compareceram à sessão para a sua escolha.

Atualmente, o ministro Bruno Dantas é vice-presidente e corregedor do TCU.

Outras nomeações

O colegiado também nomeará um especialista na área da epidemiologia para atuar junto à CPI. O nome, porém, ainda não foi definido.

As nomeações dos novos integrantes da comissão de inquérito ainda não têm data para acontecer, mas deverão ocorrer o mais cedo possível, segundo explicou um assessor próximo ao senador emedebista.

O alagoano também deverá requerer o compartilhamento dos relatórios do TCU sobre a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.