Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Leite diz que foco é RS e não confirma se disputará prévias do PSDB

Do UOL, em São Paulo

07/05/2021 09h14Atualizada em 07/05/2021 11h10

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou hoje que está "fazendo alguns contatos" para prévias de seu partido que escolherá o candidato para disputar a Presidência da República nas eleições de 2022, mas não confirmou se participará delas.

Em entrevista ao UOL News, o governador disse que seu foco, no momento, é o enfrentamento à pandemia de covid-19 no estado e que não vai "desviar o olhar" de sua "missão principal" com a população gaúcha.

Meu foco como governador está centrado nas minhas atribuições como governador. Estou fazendo alguns contatos sobre as prévias, mas não vou desviar meu olhar da minha missão principal.
Eduardo Leite, em entrevista ao UOL News

Internamente, o PSDB tem três possíveis candidatos para disputar a presidência no ano que vem: Leite, o governador de São Paulo, João Doria, e o senador Tasso Jereissati (CE).

Leite afirmou que o partido precisa definir qual modelo será adotado nas prévias. Se a ideia for uma grande mobilização com debates em várias cidades, isso dificilmente será possível este ano por causa da situação ainda grave da pandemia no país. Caso opte-se por um processo mais burocrático, sem debates, o formato teria de ser outro.

O governador também declarou que o processo das prévias do partido não pode prejudicar sua atuação ou a de Doria em seus respectivos estados.

"Essa decisão sobre o formato das prévias precede a decisão do momento em que ela deve se apresentar, na minha visão. Eu não tenho nenhum problema que as prévias sejam feitas este ano, desde que não interfiram na nossa capacidade de atuarmos, especialmente na minha e na do governador João Doria", disse.

Governador nega que deixará PSDB

Questionado sobre rumores de que poderia deixar o PSDB para disputar a presidência em 2022 por outro partido, Leite negou e disse que não pensa em deixar o partido.

"Embora tenha minhas críticas à condução interna, todos os partidos têm seus problemas. Estou filiado ao PSDB desde os 16 anos e não penso em sair dele", declarou.