Topo

Esse conteúdo é antigo

Fachin alerta para risco de 'populismo autoritário' no Brasil

O ministro do STF Edson Fachin disse que há mais parasitas do que hospedeiros no poder  - Felipe Sampaio/STF
O ministro do STF Edson Fachin disse que há mais parasitas do que hospedeiros no poder Imagem: Felipe Sampaio/STF

Colaboração para o UOL

10/05/2021 09h15

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin alertou para o risco do "populismo autoritário" tomar conta do Brasil. O ministro assume o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2022 e teme pela integridade das eleições.

"Lamentavelmente, há mais parasitas do que hospedeiros. O populismo totalitário ronda a democracia brasileira. É fundamental esse alerta, porquanto é antessala do golpe. O mais grave é essa visão personificada do povo em contraste com as instituições. Precisamos sair da crise sem sair da democracia," disse o ministro, em entrevista ao Correio Braziliense. "As eleições de 2022 trazem à tona um imperativo categórico: preservar o sistema eleitoral brasileiro," completou.

Segundo Fachin, são necessárias ações coordenadas na sociedade e no Estado, em suas diversas esferas e instâncias, para a crise da gestão da pandemia.

"Precisamos sair da crise sem sair da democracia. O caminho passa pela política e pelo espaço público, com atuação franca e desinteressada. Cada gesto, cada comportamento, conta como exemplo. É mais do que hora da comunhão na diversidade. O país não pode esperar mais. Saídas passam por elevar o grau de institucionalização, pelo urgente enfrentamento dos efeitos assimétricos da pandemia," afirma.

Fachin destacou que o Brasil passa por uma "recessão democrática" e que por isso deve-se manter a integridade das eleições de 2022. "Para a recessão democrática agravada na pandemia, manter e consolidar a democracia representativa, melhorar a qualidade dos processos nas consultas (eleições, plebiscitos, referendos), e não normalizar o depois como se fosse apenas um rascunho do tempo precedente".