Topo

Esse conteúdo é antigo

'Quem decide o que perguntar são os senadores', diz Omar a Pazuello

Rayanne Albuquerque e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

19/05/2021 11h02Atualizada em 19/05/2021 12h26

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM) rebateu às críticas feitas pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre a forma como as perguntas durante a CPI da Covid estavam sendo conduzidas. O parlamentar declarou que são os senadores que decidem como os questionamentos serão feitos, em negativa às sugestões apresentadas por Pazuello para o seu próprio interrogatório enquanto testemunha.

Eu vou responder todas as perguntas, sem exceção e coloco de outra forma. Podem ter certeza, eu não vou ficar repetindo uma palavra. Eu vim com bastante conteúdo e eu pretendo deixar claro À população brasileira e a todos os senhores todos os fatos e verdades que aconteceram sobre a minha gestão. Perguntas com respostas simplórias eu gostaria até que não fossem feitas. Me perguntem coisas com profundidade
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde

Diante do ponto levantado por Pazuello, Omar Aziz afirmou que Pazuello esta diante do colegiado para "responder às perguntas dos senadores" e que, muitas delas podem ser respondias apenas com um "sim ou não".

Vossa excelência não vai dizer pra gente o que vamos perguntar ou não. Quem decide isso aqui são os senadores. Vossa excelência está aqui para responder Às perguntas dos senadores e muitas delas, basta sim ou não. Quando a gente fala muito e não explica nada, é que fica complicado pra gente ficar ouvindo
Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.