Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro elogia Pazuello e volta a atacar Renan e CPI: 'Vexame nacional'

Do UOL, em São Paulo

20/05/2021 19h28Atualizada em 20/05/2021 21h43

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou hoje o depoimento de seu ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, à CPI da Covid e voltou a fazer ataques ao relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Segundo Bolsonaro, o general foi "muito bem", mas a CPI, que investiga a atuação do governo federal no combate à pandemia, é um "vexame nacional".

"Fiquei sabendo que o Pazuello foi muito bem, mas a CPI continua sendo um vexame nacional. Não querem investigar o desvio de recursos, querem falar sobre... Não vou falar o nome para não cair a live, mas é aquele negócio que o pessoal usa para combater malária. Usei lá atrás, em junho, julho, e no dia seguinte estava bom", reclamou Bolsonaro durante sua live semanal, transmitida de Imperatriz (MA), onde passará a noite.

O "negócio" não citado por Bolsonaro é a hidroxicloroquina, medicamento defendido pelo presidente mesmo sendo comprovadamente ineficaz contra o coronavírus. Já faz algum tempo que Bolsonaro deixou de falar o nome do remédio durante suas transmissões ao vivo, já que o YouTube e o Facebook têm removido conteúdos que indiquem a cloroquina para tratar pacientes de covid-19.

Agora, se perguntar para os 81 senadores, vou chutar que pelo menos dez tomaram esse remédio [cloroquina] e esse outro que é usado para combater verme [ivermectina, também ineficaz contra a covid-19]. Por isso que a esquerda não toma, porque vai matar o verme que eles são.
Jair Bolsonaro, durante live de 20/05/2021

O presidente ainda endossou as ofensas a Calheiros feitas por seu filho, senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) — que na semana passada chamou o relator da CPI de "vagabundo" — e sugeriu que outros senadores também o são.

"Agora, o coletivo daquilo que Flávio falou se chama súcia, só para o pessoal começar a entender. O pessoal que acompanha o relator integra uma súcia, um conjunto de pessoas desocupadas, que não têm o que fazer. Estão apurando o quê?", questionou. "Já foi por terra a questão da [vacina da] Pfizer. Queria que o Pazuello comprasse? Eu falei para comprar, desde que fosse aprovada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]."

Pazuello omitiu detalhes sobre Pfizer

Ontem, o ex-ministro Pazuello omitiu detalhes sobre os acordos inicialmente não fechados pelo governo federal para a compra de doses de vacina da Pfizer. Apesar de afirmar que não participou de negociações para compra do imunizante e só recebeu representantes da farmacêutica "socialmente", ele esteve ao menos uma vez com a presidente da empresa no Brasil, Marta Díez.

O encontro virtual com Díez aconteceu em 3 de março de 2021, segundo indica a agenda oficial do ex-ministro. No mesmo dia, Pazuello também se reuniu com Roy Benchimol, presidente da Janssen do Brasil, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. Posteriormente, o governo Bolsonaro anunciou a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e 38 milhões do imunizante da Janssen.

Na ocasião, o Ministério da Saúde divulgou nota na qual afirma que Pazuello discutiu o "possível cronograma e estimativa de entrega das vacinas da Pfizer", ou seja, participou de tratativas que antecederam o acordo final.

"A proposta de cronograma de entrega é uma boa proposta e, a partir de agora, a gente segue para fechar o contrato o mais rápido possível. Agradeço à equipe da Pfizer que está à disposição aqui e vamos juntos cumprir essa missão de vacinar o povo brasileiro", declarou o ex-ministro, segundo a nota.

Ainda de acordo com o ministério, Marta Díez disse que os representantes da empresa estavam "felizes em dar continuidade a essa negociação", indicando que a reunião não foi um mero encontro social.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.