Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo parou de divulgar dados da covid para trocar sistema, diz Pazuello

Rayanne Albuquerque, Luciana Amaral e Hanrrikson de Andrade*

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

20/05/2021 16h16Atualizada em 20/05/2021 17h11

Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, afirmou que a pasta suspendeu a divulgação dos dados sobre a covid-19 no país para trocar o sistema em que as informações eram apresentadas. A declaração do general do Exército foi feita hoje durante o segundo dia de depoimentos à CPI da Covid no Senado.

O sistema é muito bom, mas ele demora para ser alimentado. A gente só tem o dado outro com 14, 15 dias. Era de quase 60 dias anteriormente para chegar em um dado outro, isso era junho. Começou-se a buscar por telefone, acredite, para saciar os números do dia. Essas informações chegavam truncadas
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde

Pazuello disse ainda que convocou a equipe de inteligência em informação da pasta para proporem uma solução. Diante do incômodo do então ministro da Saúde, a divulgação dos dados foi suspensa por três dias e hoje podem ser conferidas no BI (Business Intelligence) do Ministério da Saúde.

Chamei minha equipe de inteligência em informações e mandei propor uma solução, mas a pressão do horário estar errado, eu disse: 'Para e apresenta um completo'. Foi exatamente três dias, quinta, sexta e sábado, no domingo colocamos o BI funcionando. O objetivo final é muito nobre
Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde

* Colaborou Ana Carla Bermúdez

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.