Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI da Covid está virando 'espetáculo circense', diz suplente da comissão

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) em fala na CPI da Covid - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Marcos do Val (Podemos-ES) em fala na CPI da Covid Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

21/05/2021 23h05

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse hoje que acredita que as oitivas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid "estão virando espetáculo circense".

Sua fala veio após ser perguntado, em entrevista na CNN Brasil, se a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, conhecida como "capitã cloroquina", deveria estar preocupada para seu depoimento.

"A preocupação da Myra é porque oitivas estão virando espetáculo circense", afirmou o senador, que é um dos suplentes da comissão.

A maior crítica de Marcos do Val é ao relator Renan Calheiros (MDB-AL). Marcos do Val chegou a pedir, no início desta semana, que Renan fosse substituído.

"Eu tinha pedido para o Aziz trocar o relator (Renan Calheiros - MDB), que está fazendo um trabalho passional. Uma coisa é estar em delegacia fazendo oitiva, outra coisa é estar no Senado ao vivo pro mundo inteiro", argumentou.

Em sua entrevista, o senador disse ainda que seus colegas estão usando a CPI da Covid de palanque eleitoral e que a culpa pelo alto número de mortes por covid-19 é dos governadores. "A narrativa de ser do governo federal está cansativa porque não se tem nada de concreto", avaliou.

No entanto, grande parte dos depoimentos que aconteceram até agora mostraram que o governo federal ignorou repetidas vezes as ofertas feitas pela Pfizer para a compra da vacina.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.