Topo

Esse conteúdo é antigo

Haddad diz que PT quer 3ª via em SP contra bolsonarismo e Doria

Fernando Haddad cogitou aliança entre PSB, PCdoB, PSOL e PT - Marlene Bergamo/Folhapress
Fernando Haddad cogitou aliança entre PSB, PCdoB, PSOL e PT Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Colaboração para o UOL

21/05/2021 20h26

Ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) afirmou que está comprometido a criar uma nova alternativa para o governo do estado na eleição de 2022. Ele não se colocou como candidato diretamente e abriu possibilidade para uma aliança com outros partidos de esquerda.

"Eu me comprometi com o PT a ajudar a criar em São Paulo uma terceira via, porque aqui temos o bolsonarismo e o Doria. E entendo que podemos ter uma alternativa. Podemos reunir PSB, PCdoB, PSOL e PT para criar uma terceira via no estado, que precisa de renovação", disse Haddad em entrevista à CNN Brasil.

O petista ainda falou de criar "um amplo leque do campo progressista" e disse que falta dinamismo para São Paulo. Mas não quis se colocar como candidato, ao contrário de Guilherme Boulos (PSOL), que já anunciou a intenção de disputar a eleição para governador de São Paulo.

"Meu nome é lembrado por razões óbvias. Meu nome aparece nas pesquisas. Mas meu compromisso é sentar na mesa com quem quer apresentar uma terceira via em São Paulo. Nem Dória nem Bolsonaro. Há possibilidade de renovação em São Paulo".

Bolsonarismo e malufismo

Haddad também comentou sobre a foto divulgada hoje que mostra FHC (PSDB) e Lula (PT) juntos. Ele disse que é uma "boa prática democrática" e lembrou que os partidos já se ajudaram em outros momentos, derrotando Paulo Maluf em 1998 em 2000.

"Muita gente esquece. Mas em 1998 o Covas foi para o 2º turno com o Maluf e só ganhou a reeleição por conta do apoio da Marta Suplicy (na época, filiada ao PT) para o PSDB. Em 2000 quem foi para o 2º turno com o Maluf foi a Marta. E o PSDB ajudou a derrotar o malufismo. Aliás, Maluf e Bolsonaro quase sempre foram do mesmo partido", lembrou Haddad.