Topo

Carla Araújo: Militares têm mágoa de FHC e carinho por Lula

Colaboração para o UOL

23/05/2021 04h00

Apesar de muitos militares estarem hoje no governo Jair Bolsonaro (sem partido) ou alinhados com o presidente, há pessoas importantes dentro das Forças Armadas que mantêm respeito e boa consideração pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mesmo, no entanto, não acontece com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

As informações são da colunista Carla Araújo, convidada especial desta semana no Baixo Clero, o podcast de política do UOL.

"Há uma mágoa eterna entre os militares com relação ao Fernando Henrique Cardoso, pela famosa MP [Medida Provisória] que tirou a questão de passar pensão para as filhas mulheres. Eles falam que foi uma MP feita na calada da noite e que tirou benefícios e direitos dos militares", disse a colunista (veja a partir de 13:26).

Já com relação ao governo Lula, segundo ela, os militares dizem que foi "uma das épocas em que o Exército e as Forças Armadas tiveram muitos aportes e foram muito valorizados". "Dentro das Forças Armadas, há muita gente importante que tem carinho, respeito e consideração boa pelo Lula", afirmou (veja a partir de 14:15).

Na sexta-feira (21), veio a público uma foto de um encontro histórico entre Lula e FHC, que estiveram em lados opostos nas últimas sete eleições presidenciais. "O encontro foi organizado pelo ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que tem muito boas relações no meio militar", afirmou Araújo (veja a partir de 12:50).

Ela também disse ter recebido a informação de que essa articulação realizada pelo ex-ministro Nelson Jobim já está chegando aos militares como forma de buscar apoio à candidatura de Lula para as eleições de 2022.

"O Nelson Jobim deve ser o cara que vai começar a refazer essas pontes, para que o Lula também consiga chegar a essa classe", avaliou (veja a partir de 14:36).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, em todas as plataformas de distribuição de áudio, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e também Youtube —neste último, também em vídeo.