Topo

Esse conteúdo é antigo

Motociclistas aglomeram e dão nó em trânsito no Rio à espera de Bolsonaro

Igor Mello

Do UOL, no Rio

23/05/2021 08h53Atualizada em 23/05/2021 11h19

Centenas de motociclistas, ciclistas e pedestres se aglomeram em frente ao Parque Aquático Maria Lenk, na zona oeste do Rio, à espera do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Eles devem sair em um passeio de moto pelas ruas do Rio na manhã de hoje.

Ao contrário do que havia sido previsto pela prefeitura do Rio, eles resolveram ocupar toda a pista lateral da avenida Embaixador Abelardo Bueno —um dos principais corredores da região da Barra da Tijuca. Segundo o planejamento da prefeitura, eles deveriam se concentrar em um bolsão dentro do Parque Olímpico.

Apoiadores de Jair Bolsonaro na região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro; presidente participará de passeio de moto - Igor Mello/UOL - Igor Mello/UOL
Apoiadores de Jair Bolsonaro na região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro; presidente participará de passeio de moto
Imagem: Igor Mello/UOL

A interdição da pista e o grande número de motociclistas chegando ao local provocou um nó no trânsito da região, com um grande engarrafamento se formando. Mesmo ônibus e viaturas da Polícia Militar estão presas no congestionamento.

Entre os apoiadores de Bolsonaro, parte considerável não usa máscara.

Congestionamento da região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, antes de passeio de moto com presença de Jair Bolsonaro - Igor Mello/UOL - Igor Mello/UOL
Congestionamento da região do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, antes de passeio de moto com presença de Jair Bolsonaro
Imagem: Igor Mello/UOL

A participação de Bolsonaro irá mobilizar um efetivo de mais de 1.000 policiais militares de mais de 20 unidades diferentes. O evento em apoio ao presidente, pelas ruas das zonas oeste e sul da cidade, ocorre no momento em que o governo é pressionado pelas revelações da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, no Senado, e em que o o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresce nas pesquisas de intenção de voto na eleição de 2022. Um dos organizadores da manifestação é Waldir Ferraz, amigo de longa data e ex-assessor de Bolsonaro.

O presidente encontrará com apoiadores no Parque Olímpico, principal instalação construída para a Olimpíada Rio 2016, na zona oeste da cidade. De lá, percorrerá aproximadamente 40 quilômetros até o Monumento dos Pracinhas, no Flamengo, zona sul da capital, onde está prevista a dispersão.

Essa não será a primeira manifestação que Bolsonaro participará com motociclistas. No começo do mês, ele circulou com cerca de 3.000 veículos pelas ruas de Brasília, também em um ato em apoio ao seu governo.

Veja fotos do passeio de moto de Bolsonaro com apoiadores no Rio