Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP diz que senador mente sobre protocolo de uso de cloroquina

O senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) disse na CPI da Covid que o governo de São Paulo indica tratamento precoce para covid-19 - Reprodução / Instagram
O senador governista Marcos Rogério (DEM-RO) disse na CPI da Covid que o governo de São Paulo indica tratamento precoce para covid-19 Imagem: Reprodução / Instagram

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 18h02Atualizada em 25/05/2021 18h32

O governo do estado de São Paulo divulgou hoje um comunicado no qual acusa o senador Marcos Rogério (DEM-RO) de mentir na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid sobre o protocolo de uso de cloroquina no estado. "O senador bolsonarista manipula informações", diz o texto.

O governo do estado rebateu a afirmação de Marcos Rogério de que São Paulo adota o tratamento precoce contra a doença, fazendo uso da cloroquina, medicamento que não é eficaz contra a covid-19. Especialistas também apontam que não existe tratamento precoce para a doença.

Segundo a nota da administração estadual, os gestores de saúde de São Paulo "deliberaram pela não recomendação do uso do medicamento em casos leves, moderados ou graves de covid-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia.

"Nenhum medicamento sem eficácia comprovada foi adotado em protocolos pelo governo do estado de São Paulo".

O comunicado diz ainda que a distribuição de cloroquina para os municípios do estado é feita apenas considerando o uso do remédio para o tratamento de doenças para as quais ele é indicado, como artrite reumatoide e lúpus.

O senador também fez a mesma afirmação sobre os estados de Alagoas e da Bahia. Os governos locais foram procurados pelo UOL, mas ainda não responderam o contato.

Senador se envolveu em discussão sobre TrateCov

O senador Marcos Rogério também se envolveu em outra polêmica durante a sessão de hoje da CPI da Covid. Ele e o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), trocaram farpas sobre o aplicativo do Ministério da Saúde TrateCov, que orientava o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19.

Aziz ironizou a resposta de Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde, em defesa do aplicativo. O clima esquentou quando o senador aliado do governo Bolsonaro questionou se Aziz terá a mesma "animosidade" para "enfrentar" o governador do Amazonas, quando este eventualmente for depor à CPI.