Topo

Esse conteúdo é antigo

Mayra Pinheiro diz que não pode obrigar médicos a fazer treinamento

Rayanne Albuquerque, Luciana Amaral e Hanrrikson de Andrade*

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

25/05/2021 16h23Atualizada em 25/05/2021 16h49

Mayra Pinheiro, servidora do Ministério da Saúde conhecida como "Capitã Cloroquina" afirmou durante o depoimento à CPI da Covid no Senado que não pode obrigar os médicos a fazer treinamentos para atuar na pandemia. Na percepção da médica cearense, a qualificação deve ser voluntária.

Eu não tenho como obrigar as pessoas a se submeterem a um treinamento. A gente é um país livre e democrático
Mayra Pinheiro

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) questionou quantos profissionais da saúde eram cadastrados no programa O Brasil Conta Comigo, voltado para o atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19.

Só para a senhora ter uma ideia, apenas 7.790 médicos foram treinados pela Secretaria de V. Sa. Apenas 7.790. E lamentavelmente no site não se especifica se alguns desses médicos foram treinados em intubação, uma das razões principais entre a diferença entre a morte e a vida. A senhora saberia informar quantos desses 7 mil foram treinados em intubação?
Eduardo Braga (MDB-AM)

Na sequência, a secretária alegou que não tinha dos dados em mãos, mas que poderia repassar ao colegiado em breve.

Questionamentos sobre incentivo ao tratamento precoce

O colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito teve ao longo do dia como foco compreender quais foram os motivos para difusão do aplicativo TrateCov, que recomendava a cloroquina.

Os óbitos que ocorreram no país em função do uso do medicamento que não tem comprovação científica também vão compor os questionamentos da CPI. Ao menos três pessoas morreram no Amazonas após serem submetidos a nebulizações com hidroxicloroquina diluída em soro. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Outros três pacientes morreram no Rio Grande do Sul ao serem submetidos ao mesmo tipo de tratamento no Hospital Nossa Senhora Aparecida, localizado em Camaquã, no interior gaúcho. Um paciente de 69 anos recebeu o tratamento e morreu dias depois, segundo a família, na cidade de Caridade de Alecrim.

O "tratamento precoce" com itens do chamado "kit covid" é incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e foi divulgado como eficaz, mesmo sem dados comprovados pela ciência, pela gestão de Pazuello no Ministério da Saúde. Entre os medicamentos do kit está a hidroxicloroquina, a azitromicina e a ivermectina.

* Colaborou Ana Carla Bermúdez

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.