Topo

Esse conteúdo é antigo

Delfim Netto vê Lula eleito no 1º turno e gestão Guedes 'sem relevância'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não confirmou se será candidato em 2022 - Reprodução/Facebook
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda não confirmou se será candidato em 2022 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 16h06

O economista Antonio Delfim Netto disse que o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva deve ser eleito no primeiro se confirmar sua candidatura à Presidência na eleição do ano que vem e afirmou que a gestão do ministro da Economia, Paulo Guedes, "perdeu relevância".

"Lula vai dar um banho. Será eleito no primeiro turno", disse Delfim em entrevista à revista Veja. Para o ex-ministro da Fazenda dos governos militares de Costa e Silva (1967-1969) e Médici (1969-1973), "a economia vai se recuperar, apesar do governo".

"A sociedade já esqueceu o Bolsonaro, um governo morto na ideia. A gestão econômica tinha bons caminhos, mas o ministro Paulo Guedes ocupa, hoje, um papel menos relevante em um governo de preconceitos e caráter quase religioso".

O ex-presidente Lula não confirmou se será o candidato do PT nas próximas eleições presidenciais. Em entrevista recente à revista francesa "Paris Match", disse que não hesitará em disputar as eleições presidenciais de 2022 "se estiver na melhor posição" e com boa saúde.

"Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozar de boa saúde, sim, não hesitarei. Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia... Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial", declarou Lula.