Topo

Esse conteúdo é antigo

Tudo indica necessidade anual de vacina contra covid, diz Dimas Covas

Andréia Martins e Hanrrikson de Andrade*

27/05/2021 11h43

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, responsável pela fabricação da CoronaVac no Brasil, disse que "tudo indica" que a imunização contra a covid-19 deverá ser anual.

"Tudo indica que haverá necessidade de doses anuais, chamamos de doses de reforço, dado que essa infecção tem a possibilidade de se tornar endêmica. Tudo indica que isso vai acontecer", disse Dimas à CPI da Covid.

Segundo o diretor, o Butantan desenvolve estudos "já para ter o reforço vacinal pelo menos uma vez ao ano". "Tudo indica que seria essa a periodicidade a não ser que a gente tenha mudanças nas vacinas", afirmou.

Questionado sobre que iniciativas estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde em relação, ele citou o contrato de "54 milhões de doses com a possibilidade de ter doses adicionais e dos estados".

"Fora essa iniciativa, em relação ao Butantan, existe uma vacina em desenvolvimento, que é a ButanVac, mas ainda não há nenhuma tratativa sobre essa vacina com o ministério, que poderá estar disponível ainda este ano, no último trimestre do ano", finalizou.

*com colaboração de Ana Carla Bermúdez