Topo

Esse conteúdo é antigo

'Copa América? Só se for a seleção dos intubados', critica Kátia Abreu

Senadora criticou a realização da Copa América 2021 no Brasil: "Era melhor chamar Copa do Negacionismo" - Leopoldo Silva/Agência Senado
Senadora criticou a realização da Copa América 2021 no Brasil: 'Era melhor chamar Copa do Negacionismo' Imagem: Leopoldo Silva/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

31/05/2021 21h07Atualizada em 31/05/2021 21h14

Fazendo coro às manifestações de outros parlamentares, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) criticou hoje a escolha do Brasil como sede da Copa América 2021, anunciada pela manhã pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Para ela, o torneio seria uma forma de desviar o foco das pessoas enquanto o país vive um momento crítico da pandemia, aproximando-se de 463 mil mortes.

"Nós não temos nada para comemorar. Essa cortina de fumaça, nós não vamos aceitar. Copa América? Só se for a seleção dos intubados, dos que estão com covid, dos que morreram... É isso que nós queremos? Uma Copa América para comemorar o quê?", questionou a senadora durante entrevista à GloboNews.

Neste momento da pandemia, continuou, só seria possível apoiar um "campeonato da vacinação", com estados disputando quem imunizou mais pessoas, quem usou mais máscara e quem respeitou mais o distanciamento social. "Copa América, nesta altura do campeonato, é dar um tapa nos rosto das vítimas", disse.

Ela ainda afirmou querer convocar o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo, para prestar esclarecimentos ao Senado e dizer "o que ele quer que o Brasil comemore aqui".

"Nós já somos o segundo lugar em número de mortes, e querem que nós viremos o quê? Campeonato de mortos? Campeonato de irresponsabilidade? Campeonato da falta de vacina? Sinceramente, essa Copa América é para levar qualquer um à loucura, mas o Congresso Nacional não pode permitir que ela aconteça nua hora cruel como esta", finalizou Kátia.

Era melhor chamar 'Copa do Negacionismo', porque na verdade é um desvio de foco, é uma forma de alienar as pessoas. Imagine que nós vamos comemorar o quê? Uma mãe perde o filho, um pai perde a mãe, perde o irmão, e aí sai um gol na Copa América, todo mundo dá um grito e pula de alegria?
Kátia Abreu (PP-TO), à GloboNews

Convocação à CPI da Covid

Citado por Kátia Abreu, Rogério Caboclo pode ter que depor na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, protocolou hoje um requerimento para que o presidente da CBF seja convocado e responda aos questionamentos dos senadores sobre a realização da Copa América.

"Acabo de protocolar o requerimento de convocação do sr. Rogério Caboclo, presidente da CBF, para vir à CPI da Covid. Nossa missão é apurar fatos e estancar essa crise, evitando mais mortes. Para isso, precisamos fortalecer a ciência, adquirir mais vacinas, fortalecer o SUS e proteger o povo!", escreveu Randolfe em uma rede social.