Topo

Esse conteúdo é antigo

João Amoêdo aceita convite para ser o pré-candidato do Novo em 2022

Nome de Amoêdo foi aprovado por 36 votos de 40 em uma Convenção Nacional do Novo - Matheus Reche/Estadão Conteúdo
Nome de Amoêdo foi aprovado por 36 votos de 40 em uma Convenção Nacional do Novo Imagem: Matheus Reche/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

02/06/2021 14h38Atualizada em 02/06/2021 14h59

João Amoêdo, um dos fundadores do Novo, aceitou um convite do partido para ser pré-candidato à Presidência nas eleições gerais de 2022, representando a legenda liberal no pleito.

O nome de Amoêdo foi aprovado por 36 votos de 40 em uma Convenção Nacional do partido, segundo nota emitida na noite de ontem pelo Novo. Em 2018, o banqueiro se candidatou ao posto de presidente da República, ficando em quinto lugar, com 2,5% dos votos válidos.

Será uma caminhada extremamente desafiadora, mas aceito essa tarefa confiando que trabalharemos como um time, com resiliência, alinhamento, humildade e coerência, dentro dos princípios, valores e propósitos que justificaram a fundação do Novo João Amoêdo, fundador do Novo, após aceitar o convite

Ainda na nota, o Novo disse que a pré-candidatura de Amoêdo visa colocar aos brasileiros uma "alternativa propositiva" e "disposta a se contrapor aos movimentos populistas que comandaram o país nas últimas décadas".

"Precisamos de lideranças que fortaleçam as instituições do Estado de Direito, sejam implacáveis no combate à corrupção e representem, de fato, o interesse do brasileiro com uma postura coerente e equilibrada", afirmou o partido.

Amoêdo, que, nas eleições de 2018, declarou voto no então candidato e hoje presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno, hoje se coloca como opositor do governo federal.

No fim de março, o banqueiro, os governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM), Luciano Huck e Ciro Gomes (PDT) lançaram um "manifesto pela consciência democrática".

Em abril, Amoêdo se reuniu com o apresentador Danilo Gentili para debater o cenário eleitoral para 2022, visando pensar em uma frente alternativa às candidaturas de Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).