Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente e relator da CPI dizem que vídeo é prova de 'gabinete paralelo'

Do UOL, em São Paulo

04/06/2021 16h51

A existência de um gabinete paralelo ao Ministério da Saúde para tomar decisões sobre a pandemia está comprovada, segundo o presidente da CPI da covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), e do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). A prova, de acordo com os parlamentares, seriam os vídeos revelados nesta sexta-feira (4) pelo portal de notícias Metrópoles.

As imagens mostram o chamado "gabinete paralelo" orientando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a ter cautela com vacinas contra a covid-19. O vídeo mostra a médica Nise Yamaguchi, o ex-ministro Osmar Terra e o virologista Paulo Zanotto, entre outros participantes —entusiastas do chamado "tratamento precoce" e da imunidade de rebanho.

Na reunião, Zanotto diz para o presidente Bolsoanaro "tomar extremo cuidado" com a vacinação e sugere a criação de um "shadow board" (gabinete das sombras, em tradução livre), formado por especialistas que não ficariam expostos à opinião pública.

"Ministério da doença" e "gabinete da morte"

O senador Omar Aziz afirmou que o vídeo confirma a tese do gabinete paralelo e explica por que o então ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello, dizia que a vacinação iniciaria no dia D, na hora H. Ele chamou o grupo de aconselhamento de "gabinete da morte"

O relator, senador Renan Calheiros, disse que "o gabinete paralelo é inegável" e que o vídeo mostra "o ministério da doença em ação".

Líder da oposição no senado e membro da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede/AP) também considerou que o vídeo publicado pelo site Metrópoles é "a prova definitiva da existência do gabinete paralelo". O senador afirmou ainda que está convocando Osmar Terra e Paolo Zanotto para comparecer à CPI.