Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro saúda novo premiê de Israel e parabeniza Netanyahu por gestão

Bolsonaro classificou gestão de Netanyahu à frente de Israel como "ótimo trabalho" e agradeceu parceria com o Brasil - Alan Santos/PR
Bolsonaro classificou gestão de Netanyahu à frente de Israel como "ótimo trabalho" e agradeceu parceria com o Brasil Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 18h03Atualizada em 14/06/2021 18h40

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais hoje para parabenizar a nova liderança de Israel, país que teve como primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ao longo de 12 anos. Hoje, o país é governado por Naftali Bennet. Mesmo com saudações à nova gestão, Bolsonaro distribuiu elogios ao ex-primeiro-ministro e ressaltou a parceria entre o Brasil e Israel.

Agradeço a @netanyahu , meu grande amigo, pelo ótimo trabalho que pudemos desenvolver juntos no fortalecimento da parceria entre os nossos países e na promoção do bem-estar dos nossos povos. Tenho certeza que a sorte e o seu imenso talento não lhe faltarão nesta nova etapa
Jair Bolsonaro

O Parlamento de Israel ratificou ontem uma "coalizão de mudança", formada por rivais ideológicos de Benjamin Netanyahu.

O ultradireitista Bennett, de 49 anos, assumiu o cargo que o ex-premiê ocupou por mais de uma década. Heterogênea, a coalizão envolve dois partidos de esquerda, dois de centro, três de direita e uma formação árabe.

Milionário do setor de tecnologia, Naftali abriu caminho se posicionando à direita do ex-mentor Netanyahu. Liderando o partido Yamina — que defende o ultraliberalismo econômico — o novo nove à frente de Israel manterá a linha-dura contra o Irã e defende a anexação de quase dois terços da Cisjordânia ocupada.

Os posicionamentos do empresário fazem com que seu partido de direita radical seja popular entre os colonos judeus.

Itamaraty cumprimenta nova liderança

O Ministério das Relações Exteriores também cumprimentou o novo governo de Israel por meio de uma nota oficial.

Em um dos trechos, a pasta cita que o governo brasileiro expressa confiança no "contínuo fortalecimento" dos laços de amizade que unem o Brasil e Israel.

O Itamaraty também declarou que continuará trabalhando como o novo governo em favor das relações bilaterais, fundamentais em vínculos históricos, em "benefício dos interesses comuns e do desenvolvimento mútuo".

Desde o início do Governo do Presidente Jair Bolsonaro, as relações com Israel foram alçadas a novo patamar de prioridade. Esta aproximação, sem precedentes, estabeleceu as bases para iniciativas estratégicas e ações de longo prazo que têm resultado em parcerias em áreas como ciência e tecnologia, saúde, defesa, segurança pública, entre outras
Itamaraty

Relação entre Bolsonaro e Netanyahu

A relação entre Bolsonaro e Netanyahu se estreitou após o avanço da pandemia do coronavírus.

O presidente brasileiro chegou a tratar o israelense como "irmão". A aproximação entre os dois foi vista como um ponto que poderia gerar ainda mais dificuldades no tabuleiro político internacional para o Brasil.

Com a queda do líder de Israel, a expectativa era de que Bolsonaro ficasse ainda mais isolado em relações internacionais, visto que as alianças com a nova gestão não pareciam ser prioridade do governo brasileiro.

Com a publicação feita hoje, Bolsonaro vai na contramão — em um primeiro momento — do que seria a postura esperada sobre o contato com a nova liderança de Israel.

O encontro mais recente entre Netanyahu e Bolsonaro ocorreu quando a comitiva do governo federal desembarcou no país para negociar a compra de um spray nasal que supostamente serviria para tratar sintomas da covid-19.

A viagem, que custou ao menos R$ 400 mil para transportar 10 pessoas do Brasil até Israel, não foi bem sucedida. A comitiva nacional retornou ao país sem nenhum acordo formalizado.