Topo

Esse conteúdo é antigo

AL: Secretário de Turismo de Maceió é demitido após post sobre suástica

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió *

18/06/2021 10h23Atualizada em 18/06/2021 20h22

O secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta (PDT), foi exonerado do cargo hoje pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PSB).

A demissão ocorre um dia após a repercussão negativa de uma postagem que Santa Ritta fez, na qual disse não saber que usar suástica (símbolo do nazismo) era algo proibido no Brasil e que imaginava ser englobada pela liberdade de expressão.

O tema foi levantado por ele após a circulação de um vídeo, também ontem, de um adolescente que circulava em um shopping de Caruaru (PE) e foi expulso por usar uma braçadeira com uma suástica por cima do casaco. Um cliente do shopping prestou queixa do fato contra o suspeito, que aparenta ser menor de idade.

Santa Ritta postou ontem que descobriu que "usar qualquer elemento com a suástica é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse".

A postagem teve grande repercussão negativa de imediato nas redes sociais, com internautas passando a cobrar a imediata demissão do secretário ao prefeito.

Pouco depois da postagem, Santa Ritta chegou a fazer duas outras postagens tentando se justificar, dizendo que se tratava de "opinião pessoal" e que apenas "não sabia que era crime". Ele ainda pediu desculpas pelo ato.

Mesmo assim, Santa Ritta suspendeu sua conta do Twitter em seguida, quando já havia mais de 500 comentários na postagem de pessoas de todo o país, incluindo grupos judeus.

Ao UOL, Santa Ritta afirmou que foi "mal interpretado por uma infinidade de pessoas nas redes sociais", disse.

Jamais fiz apologia a qualquer tipo de crime, tampouco o nazismo ou qualquer tipo de ato contra vida humana. Sou integralmente contra, essa sempre foi minha posição, sempre ao longo de toda minha vida. Quem me conhece sabe muito bem quem sou e quais os meus princípios. Peço desculpas e perdão a todos que se sentiram ofendidos por uma publicação de Twitter. Sinceramente, minhas honestas desculpas. Ricardo Santa Ritta

PDT quer expulsão

Em nota assinada pelo presidente do PDT em Alagoas, Jurandir Boia Rocha, o partido repudiou as declarações de Santa Ritta — "de forma alguma tais ligações têm ligação com os nossos valores" — e disse que afastou preventivamente o agora ex-secretário de Maceió.

Ainda na nota, a Executiva Estadual do PDT em Alagoas afirmou que, após se reunir extraordinariamente, decidiu por entrar "com a tramitação necessária para a expulsão" de Santa Ritta.

"Estamos em 2021 e não podemos permitir ou compactuar com qualquer ser que reivindique o direito de expressar seu apoio ao nazismo, principalmente um gestor público", declarou a legenda.

* Com colaboração de Henrique Sales Barros, em São Paulo