Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro sobre decisão do STF: 'Nunca houve restrição à defesa de Lula'

Ex-juiz Sergio Moro que julgou Lula culpado no processo do tríplex do Guarujá (SP), em 2017 - Ueslei Marcelino
Ex-juiz Sergio Moro que julgou Lula culpado no processo do tríplex do Guarujá (SP), em 2017 Imagem: Ueslei Marcelino

Colaboração para o UOL

23/06/2021 16h49Atualizada em 23/06/2021 18h42

O ex-juiz federal Sergio Moro comentou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que confirmou a parcialidade dele ao julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do tríplex do Guarujá (SP). Nas redes sociais, o ex-magistrado disse que "nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula".

Moro também elogiou os votos contrários dos ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio e o presidente do Supremo, Luiz Fux. Para ele, a opinião dos quatro "correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito". Disse, ainda, que esses acertaram ao não reconhecer "vícios ou parcialidade na condenação por corrupção" do ex-presidente Lula.

Por 7 votos a 4, o Supremo confirmou a decisão de abril da Segunda Turma, que decretou a suspeição de Moro. O petista foi condenado no caso em julho de 2017.

Assim, todas as decisões tomadas pelo ex-juiz no caso serão anuladas. O processo terá que ser retomado do início na Justiça Federal de Brasília, para a qual o processo foi transferido em abril.

Hoje, o ministro Marco Aurélio criticou o voto dos colegas e disse que "o juiz Sérgio Moro surgiu como verdadeiro herói nacional". Também aproveitou para defender a Lava Jato diante do placar já definido.

Entenda o caso

A primeira decisão favorável a Lula aconteceu em março deste ano, quando o ministro do STF Edson Fachin anulou todas as condenações de Lula sentenciadas por Moro na Justiça Federal do Paraná. Com isso, o ex-presidente recuperou os direitos políticos e tornou-se novamente apto a se candidatar às eleições em 2022.

Em abril, o tema foi levado ao plenário do Supremo, e a incompetência de Moro para julgar Lula em Curitiba foi decidida por 8 votos a 3.

Além disso, ainda em março, Fachin declarou que outros 14 recursos do petista perdiam a razão de existir. Entre eles, havia o pedido de suspeição de Moro, ao qual Lula recorreu e foi revertido, e o processo entrou em discussão por decisão da Segunda Turma do STF. A parcialidade do ex-juiz foi, então, confirmada por 3 votos a 2, a partir da mudança de entendimento da ministra Cármen Lúcia.

Depois, a discussão foi levada para análise do plenário do Supremo em abril. Os ministros formaram maioria por 7 votos a 2. À época, os votos contrários foram dos ministros Edson Fachin e Luís Roberto Barroso. Já o ministro Marco Aurélio, penúltimo a votar, pediu vista do processo. Hoje, com o voto do decano e do presidente do STF, Luiz Fux, o placar fechou em 7 a 4, a favor de Lula.