Topo

"O agro é a locomotiva do Brasil", diz Bolsonaro ao lançar novo Plano Safra

Bolsonaro anuncia Plano Safra no BB - Reprodução/EBC
Bolsonaro anuncia Plano Safra no BB Imagem: Reprodução/EBC

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

28/06/2021 11h45

No lançamento do Plano Safra 2021/2022 pelo BB (Banco do Brasil), que destinará R$ 135 bilhões em crédito rural, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o agronegócio é a "locomotiva da economia brasileira" e voltou a enfatizar que "o campo não parou durante a pandemia".

"Pelo contrário, o campo produziu mais ainda. Isso obviamente pela coragem e dedicação do nosso homem do campo", disse.

Em uma crítica indireta às medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos como forma de combater a pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro enfatizou que o agronegócio "garantiu a nossa segurança alimentar, bem como alimentação para mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo".

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que, "graças à pandemia", ficou demonstrado ao mundo que o Brasil é "realmente o celeiro do mundo".

"O Brasil manteve os sinais vitais graças ao campo. Nós temos de agradecer ao BB e aos produtores rurais, porque o Brasil conseguiu se alimentar graças ao campo", afirmou.

Ao falar, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reforçou que o atual Plano Safra "contemplou o pequeno, o médio e o grande produtor rural" e que a retomada "dos investimentos era o clamor de todos".

O valor que será concedido em crédito é 20% maior do que os valores desembolsados no Plano Safra que terminará agora em junho. A informação foi concedida pelo presidente do BB, Fausto Ribeiro.

Alvo de polêmica, após ameaçar colocar a Polícia Federal para investigar os irmãos Miranda que depuseram na CPI da Covid na última sexta-feira (25) e entregaram documentos que evidenciam suposta irregularidade na aquisição da vacina Covaxin, o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, também esteve presente no encontro.