Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados criticam Bolsonaro por rachadinha: 'É o chefe dessa máfia'

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 20h43

O deputado estadual do Rio de Janeiro Luiz Paulo (Cidadania) e o deputado federal por São Paulo Ivan Valente (PSOL) endureceram as críticas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por conta dos esquemas de rachadinhas, que são investigados por supostamente acontecer nos gabinetes de Flávio Bolsonaro, hoje senador, enquanto era deputado estadual e do próprio Jair quando era deputado federal.

Um áudio implicando Jair Bolsonaro nestes esquemas foi revelado hoje pela colunista do UOL, Juliana Dal Piva. Os parlamentares comentaram o caso no UOL News.

Para Ivan Valente, Bolsonaro "é o chefe da máfia". "O problema é de família e ele é o chefe da família", alegou. Ele ainda comparou as denúncias feitas contra a família Bolsonaro aos livros de Mário Puzo, famoso escritor italiano que retratava a máfia do país.

"Ele ensinou aos filhos como é que se acumula dinheiro retirando, extraindo recursos públicos de pessoas que ele coloca no gabinete", afirmou Ivan Valente.

Luiz Paulo, por sua vez, destacou o fato de que o presidente costuma bradar contra a corrupção. "É uma denúncia muito importante principalmente porque o presidente vinha fazendo discursos contra a corrupção e esse áudio, junto com a CPI da Covid, desmonta isso".

Na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), já foram denunciados dois esquemas de corrupção envolvendo a compra de vacinas contra a covid-19. Segundo os denunciantes, ao menos no caso da compra da Covaxin, Bolsonaro tinha ciência do que estava acontecendo.

Tanto Luiz Paulo quanto Ivan Valente defendem que a situação de Bolsonaro se agrava depois do áudio publicado hoje. "Eu acho que cria uma movimentação muito forte pelo impedimento de Bolsonaro", opinou Valente.