Topo

Esse conteúdo é antigo

Rachadinha: MP-RJ diz aguardar decisão sobre o foro de Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro com o pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) - Adriano Machado/Reuters
O senador Flávio Bolsonaro com o pai, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em Sao Paulo

05/07/2021 18h24

A Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro informou hoje que vai aguardar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para discutir o foro especial concedido à Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) no ano passado.

O escândalo das rachadinhas ganhou novo capítulo hoje, após o UOL divulgar audios inéditos publicados que indicam a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no esquema de entrega de salários de assessores enquanto ainda era deputado federal.

Em nota, a PGJ afirmou que as novas denúncias envolvem "fazem incidir a competência do STF, e por arrastamento, a atribuição da PGR, para as providências cabíveis", desta forma, a autoridade de maior graduação vai ditar os próximos passos da investigação.

"A PGJ informa que aguarda definição sobre o juízo competente para apreciar a matéria, na ação penal deflagrada em face do senador Flávio Nantes Bolsonaro e outros, sobre a prática de 'rachadinha' quando este ainda era deputado estadual, portanto, no escopo da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).", diz o texto.

"Observamos ainda que o curso do procedimento foi suspenso por decisão monocrática oriunda do STF. No momento, aguarda-se decisão que permita o prosseguimento e/ou retomada das investigações, ressaltando que o MPRJ segue permanentemente disponível para o cumprimento de sua missão constitucional, no limite legal das competências de sua atuação.", finaliza.

Após a publicação das reportagens, o PSOL protocolou na PGR uma representação para que o presidente seja investigado. Também em contato com a reportagem, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que vai protocolar ainda hoje um pedido para a instalação de uma CPI da Rachadinha no Senado.