Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco elogia militares, e Aziz cobra apoio de colega contra 'intimidação'

29.jun.2021 - O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, durante sessão da comissão - Pedro França/Agência Senado
29.jun.2021 - O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, durante sessão da comissão Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo*

07/07/2021 21h43

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), prestou hoje homenagem às Forças Armadas e disse ter respeito à instituição durante sessão, no plenário, o que desagradou ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). O parlamentar cobrou apoio do colega contra aquilo que classificou como "intimidação".

"Pode fazer 50 notas contra mim, só não me intimidem. Porque quando estão me intimidando, Vossa Excelência não falou isso, estão intimidando essa Casa aqui também. Vossa Excelência não se referiu à intimidação que foi feita pela nota das Forças Armadas", protestou Aziz, em discurso.

"A nota é desproporcional, presidente. É muito desproporcional. Vossa Excelência, como presidente do Senado, deveria dizer isso no seu discurso. Eu sou um membro desta Casa. Vossa Excelência deveria dizer 'a nota é desproporcional, eu não aceito que intimidem um senador da República'. Era isso que eu esperava de Vossa Excelência", acrescentou.

Mais cedo, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas emitiram uma comunicado oficial no qual repudiam as declarações feitas pelo presidente da CPI da Covid, que atribuiu aos militares os supostos esquemas de corrupção envolvendo a compra de vacinas pelo Ministério da Saúde.

"As Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia covid-19, em preservar e salvar vidas. As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano", reforçou a Defesa em nota.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

A nota é assinada pelo ministro da Defesa, Walter Braga Neto, e pelos comandantes das Forças Armadas, e gerou reação no Senado. Os parlamentares viram uma tentativa de intimidação após a prisão do ex-diretor do Ministério da Saúde Roberto Dias.

Pacheco, por sua vez, tentou apaziguar a situação: "Quero externar aqui a mais absoluta expectativa, desejo e confiança de que a Comissão Parlamentar de Inquérito presidida pelo nobre colega senador Omar Aziz, com todos os membros que ali estão, possa se desincumbir do papel relevante de apuração de responsabilidades que constitui a agenda em si, a razão de ser de uma Comissão Parlamentar de Inquérito", disse Pacheco, fazendo um aceno à CPI e às Forças Armadas ao mesmo tempo, destacando a importância dos órgãos militares.

*Com informações da agência Estadão Conteúdo