Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja o momento em que Omar Aziz manda prender ex-diretor da Saúde na CPI

Do UOL, em São Paulo

07/07/2021 18h09Atualizada em 07/07/2021 19h11

O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), deu ordem de prisão ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, sob a acusação de mentir. É o primeiro depoente a ser detido pela Comissão Parlamentar de Inquérito, após muitas ameaças aos convocados.

Chame a polícia do Senado. O senhor [Roberto Dias] está detido pela presidência da CPI.
Omar Aziz, na CPI

A decisão gerou bate-boca e nem todos os senadores, inclusive da oposição, concordaram com a prisão. A advogada de Dias protestou contra a ordem, dizendo que o ato é uma ilegalidade e que seu cliente estava colaborando com a CPI desde a manhã.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), tido como da oposição na CPI, afirmou que Dias não era "o primeiro que mentiu aqui". "O Pazuello mentiu, Wajngarten mentiu, todos que passaram aqui mentiram. Foi uma corporação de mentirosos, então tem que prender todos os mentirosos, não só o Roberto Dias."

Já o senador oposicionista Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse a Aziz saberem que o depoente "está mentindo", mas lembrou que a comissão "não botou um general que estava mentindo na cadeia [em referência a Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde], não botou o Wajngarten mentindo na cadeia".

Outras ameaças

Em outras ocasiões, Omar Aziz já havia alertado os depoentes sobre a possibilidade de mandá-los à prisão caso continuassem, segundo o senador, mentindo à comissão. Na semana passada, Aziz se recusou a prender o policial militar Luiz Paulo Dominghetti (veja no vídeo abaixo), que negociou a venda de 400 milhões de doses de vacina contra a covid-19 com Roberto Dias, "em respeito a sua família".

"Tenho tido paciência, e já pediram várias vezes para lhe prender aqui, várias pessoas. E não é só da base e da oposição, não. Muitas pessoas", disse o presidente da CPI. "Não tenho nenhuma intenção de prendê-lo. Não vou lhe prender porque imagino suas filhas, seus filhos, sua esposa, lhe vendo neste momento. Aquilo que a gente não quer para a gente, a gente não deseja para os outros."

Na sessão, Aziz também defendeu a realização de uma acareação entre Dominguetti, Dias e Cristiano Alberto Carvalho, CEO da Davati no Brasil, para confrontar as versões de cada um. O senador sugeriu que, se forem identificadas mentiras ou quaisquer tentativas de atrapalhar as investigações, pode considerar um pedido de prisão em flagrante.

Na acareação, se houver algum tipo de querer brincar com essa CPI, de querer atrapalhar as investigações, de querer desnortear o trabalho que estamos fazendo, as consequências não serão as mesmas de hoje. Acho que sua vida não muda para melhor a partir de hoje. Não digo isso com satisfação, é com pesar, porque o senhor tem uma família para criar, e o constrangimento que alguns querem... Não farei isso.
Omar Aziz, em 01/07/2021

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.