Topo

Esse conteúdo é antigo

Olavo de Carvalho é internado após mal-estar em voo, diz hospital

Quadro clínico do escritor Olavo de Carvalho é estável                 - Reprodução/Rádio Jovem Pan
Quadro clínico do escritor Olavo de Carvalho é estável Imagem: Reprodução/Rádio Jovem Pan

Do UOL, em São Paulo*

08/07/2021 19h24

O escritor e ideólogo Olavo de Carvalho, considerado o guru da família do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), deu entrada na Unidade de Emergência do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), na manhã de hoje, após sofrer mal-estar súbito em um voo entre os Estados Unidos e São Paulo, de acordo com informações do InCor.

Carvalho tem 74 anos e mora com a mulher em Richmond, no estado norte-americano de Virgínia.

Segundo o último boletim médico, o escritor —que é cardiopata— permanece internado em enfermaria para a realização de novos exames de avaliação geral e cardiológica. "No momento ele está consciente, comunicativo, com quadro clínico estável e com parâmetros cardiológicos e hemodinâmicos controlados."

Em abril, Carvalho já havia sido internado, nos Estados Unidos, depois de sofrer uma crise respiratória —a segunda em pouco mais de 1 ano.

Ao UOL, a mulher dele, Roxane Andrade de Souza disse. "Durante setenta anos esse tumor ficou estável. Um dia, por atrito, ele quebrou a traqueia e teve de ficar no hospital onde lhe fizeram um enorme corte nas costas. Desde então, ele tem, de tempos em tempos, vários efeitos secundários da operação", afirmou ela, na ocasião.

Guru enfrenta dificuldades financeiras, diz jornal

Crítico ferrenho das universidades públicas, Olavo enfrenta dificuldades financeiras, e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, decidiu recorrer a um grupo de empresários para financiar o guru dos bolsonaristas, segundo informou o jornal "O Estado de S. Paulo", em junho,

Em novembro do ano passado, ele perdeu 250 financiadores desde a eleição de Jair Bolsonaro, em ação coordenada pelo Sleeping Giants Brasil. Há ainda a determinação da Justiça para que ele pague R$ 2,9 milhões ao cantor Caetano Veloso por danos morais.

O valor corresponde à multa imposta pela Justiça após o guru bolsonarista desobedecer uma liminar e manter no ar publicações que acusam o artista de pedofilia.

Boletim médico

O professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (74), deu entrada na Unidade de Emergência do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), em transporte de ambulância UTI móvel, às 10h30 desta quinta-feira (8), em função de mal-estar súbito ocorrido durante voo aéreo dos Estados Unidos para São Paulo.

O paciente, que é cardiopata, está internado em enfermaria, para a realização de exames de avaliação geral e cardiológica, sob coordenação do Prof. Dr. José Antonio Franchini Ramires. No momento ele está consciente, comunicativo, com quadro clínico estável e com parâmetros cardiológicos e hemodinâmicos controlados.

Assessoria de Imprensa
Instituto do Coração
InCor-HCFMUSP

*Com informações da agência Estadão Conteúdo