Topo

Esse conteúdo é antigo

'Tive relação mais próxima com o Lula do que com Bolsonaro', diz Datena

José Luiz Datena se filiou recentemente ao PSL e é pré-candidato à presidência - Diego Padgurschi/UOL
José Luiz Datena se filiou recentemente ao PSL e é pré-candidato à presidência Imagem: Diego Padgurschi/UOL

Do UOL, em São Paulo

15/07/2021 08h52

Alçado a pré-candidato à presidência da República depois de se filiar ao PSL, o apresentador José Luiz Datena disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que nunca teve uma relação próxima ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Datena diz que foi mais próximo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), embora hoje tenha relação distante.

"Nunca tive relação próxima com o Bolsonaro. Quem disse que tive? Tive uma relação mais próxima com o Lula do que com o Bolsonaro. E hoje tenho relação distante com Lula e com Bolsonaro", disse.

O apresentador ainda disse que esteve presencialmente com Bolsonaro por três vezes, sendo que em uma delas o presidente o convidou para ser candidato à Prefeitura de São Paulo.

"Mas as relações que eu tive com o presidente Jair Bolsonaro foram de entrevista. Com Bolsonaro não tenho nenhuma relação que não seja profissional", complementou.

Datena afirmou pela primeira vez, na última semana, que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Ele se filiou ao PSL recentemente.

"Fui apresentado pelo presidente do PSL [Luciano Bivar] e pela executiva nacional como pré-candidato e, por enquanto, sou o único pré-candidato pelo PSL. Se houver uma convenção, escolherem outro… Por enquanto, sou candidato", disse.

Datena, porém, diz que analisará o cenário político antes de uma decisão final sobre a candidatura, tendo em mente também a possibilidade de buscar uma vaga no Senado Federal.

"Eu não perco foco no Senado, mesmo porque eu sou muito bem avaliado em pesquisa para o Senado. Não adianta querer ser alguma coisa se não tiver apoio popular", disse.

"Também não seria idiota de partir para eleições cujo ambiente político possa estar polarizado. Se o Lula e o Bolsonaro estiverem lá em cima, por que é que eu vou tentar sair candidato a presidente? Por enquanto, o que apontam as pesquisas é que o Bolsonaro está perdendo votos e que há possibilidade de uma terceira via", completou.

Antes filiado ao MDB, Datena foi convidado no ano passado para integrar como vice a chapa de Bruno Covas (PSDB) para a prefeitura de São Paulo. Porém, desistiu da possibilidade, abrindo espaço para Ricardo Nunes.