Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria realiza exames e reforça importância da vacina: 'Estou muito bem'

João Doria em coletiva de imprensa para anúncios do governo e área da saúde - Divulgação/Governo de São Paulo
João Doria em coletiva de imprensa para anúncios do governo e área da saúde Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Do UOL, em São Paulo*

16/07/2021 07h56Atualizada em 16/07/2021 12h40

Diagnosticado com a covid-19 pela segunda vez, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou nas redes sociais que realizou exames na manhã de hoje e que está "muito bem", reforçando a importância da vacina.

"Nesta manhã realizei exames protocolares e, graças às duas doses da Vacina do Butantan, estou muito bem. Continuarei seguindo as recomendações médicas e da ciência para minha pronta recuperação. Obrigado a todos pelas palavras de solidariedade", escreveu o tucano.

Em junho, o governador recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac Biotech. A vacina não impede que se desenvolva a doença, mas diminui a chance de que o caso seja grave.

Mais cedo, Doria publicou o resultado do teste que covid-19 que fez ontem. "Está aí meu teste para a turminha que acredita que a Terra é plana e vive no 'mundo da conspiração'. Graças a Deus e à vacina estou bem. Agradeço novamente as mensagens de apoio. Reforço a importância de todos se vacinarem. Vacinas salvam vidas e evitam o agravamento da Covid-19", afirmou.

Ontem, Doria havia anunciado a nova contaminação pela covid-19 em suas redes sociais. "Hoje pela manhã, resolvi fazer mais um teste de covid. Aliás, faço testes de covid regularmente. O resultado saiu agora e foi positivo. Infelizmente", reafirmou em vídeo distribuído por sua equipe. Por orientação do médico infectologista David Uip, o governador cancelou sua agenda e passará a trabalhar virtualmente, de casa.

O governador já havia sido diagnosticado em agosto do ano passado, mas, à época, disse não ter manifestado sintomas. Nesta semana, porém, Doria surgiu rouco e com coriza — sintomas da doença causada pelo novo coronavírus.

João Doria rebate comentário de internauta sobre a eficácia da CoronaVac - Reprodução/Instagram/@jdoriajr - Reprodução/Instagram/@jdoriajr
João Doria rebate comentário de internauta sobre a eficácia da CoronaVac
Imagem: Reprodução/Instagram/@jdoriajr

Na postagem de hoje o governador também rebateu o comentário de um internauta que questionou a qualidade da vacina CoronaVac. "Terra não é plana, tão pouco a sua vacina funciona!!", disse a pessoa.

"Se estou bem devo à vacina. Nenhuma vacina impede a infecção por covid, [mas] sim o agravamento da doença. A queda nos óbitos e internações nas faixas etárias que foram vacinadas apenas com a CoronaVac comprovam sua eficácia. O estudo em Serrana também. Parem de fazer esse desserviço à saúde pública por interesses políticos", declarou o governador.

Segundo o imunologista PhD pela USP (Universidade de São Paulo) e colunista do VivaBem, Gustavo Cabral, inicialmente é preciso entender o tempo que a vacina demora para gerar o "efeito" dela e é necessário compreender que "nenhuma vacina protege 100%" contra o vírus — e isso vale também para outras vacinas, não só a contra a covid-19.

"As imunizações contra a covid-19 não evitam que a pessoa contraia o coronavírus, mas, sim, reduzem o risco de ela desenvolver casos graves de covid, que exigem hospitalização e causam mortes", disse. (Confira a entrevista do colunista ao VivaBem).

Infecção

Na sua primeira infecção, Doria disse não ter manifestado sintomas. Nesta semana, porém, o governador surgiu rouco e com coriza.

"Obrigado pela preocupação comigo, se esse é seu interesse. Estou resfriado e com coriza", ironizou quando questionado pela reportagem sobre seu estado de saúde durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Na última segunda-feira (12), três dias antes de ser diagnosticado, Doria também participou de um evento com aglomeração de centenas de pessoas no Memorial da América Latina. O encontro foi organizado pelo governo de São Paulo para anúncios relacionados à educação.

Em sua postagem no Twitter, o governador ressaltou que seu caso serve de alerta. "Meu caso serve de alerta para todos que já foram vacinados seguirem respeitando os protocolos. Pois, todos estão suscetíveis a serem infectados e transmitir o vírus, mesmo vacinados. Não importa a vacina, elas evitam o agravamento da doença, não a infecção", disse.

Hoje, por prevenção, fiz mais um teste de Covid e o resultado, infelizmente, foi positivo. Por orientação médica, cancelei imediatamente toda a agenda e vou trabalhar de casa, cumprindo os meus compromissos como governador, mas de forma virtual.
Segue o fio?

-- João Doria (@jdoriajr) July 15, 2021

Em meio ao avanço da campanha de vacinação contra a covid-19 no país e a melhora nos índices da pandemia no estado, Doria tem adotado um discurso "otimista", em suas próprias palavras, nas últimas coletivas de imprensa há pelo menos duas semanas.

Suas primeiras falas nos eventos têm sido chamando atenção para as "boas notícias", principalmente quando anuncia redução nos números de mortes por covid-19 e quando antecipa o cronograma de vacinação.

Atualmente, o estado de São Paulo está na "fase de transição" do Plano São Paulo, programa que estabelece as medidas de restrição na pandemia. A fase tem sido cada vez mais flexibilizada. No último anúncio, o governo permitiu o funcionamento do comércio, bares e restaurantes até às 23h.

*Com informações de Leonardo Martins, do UOL, em São Paulo