Topo

Esse conteúdo é antigo

Datena ataca Nunes: 'Se não fosse eu, nem prefeito você seria'

Datena criticou o prefeito Ricardo Nunes ao vivo, em seu programa na Band - Marcelo Ferraz/UOL
Datena criticou o prefeito Ricardo Nunes ao vivo, em seu programa na Band Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

20/07/2021 16h58Atualizada em 20/07/2021 18h00

O apresentador José Luiz Datena atacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ao afirmar que o gestor municipal não teria ocupado o cargo sem a ajuda dele. Datena fez críticas contra Ricardo Nunes, que teria negado a relação entre a morte de um morador de rua e as baixas temperaturas da última madrugada na capital.

Aos gritos, o apresentador disse que, de tão desconhecido, Nunes antes de ser gestor poderia "cair na Avenida Paulista que ninguém saberia" quem ele era. Datena disse ainda que ele abriu mão da vaga de vice-prefeito para que Nunes fosse o indicado para ficar ao lado de Bruno Covas na corrida eleitoral.

Ricardo Nunes. É esse seu nome, né? Porque ninguém te conhecia. Se não fosse eu, nem prefeito você seria, porque eu seria o vice do Bruno. Nem prefeito você seria. Você caía na Avenida Paulista, ninguém sabia quem você era. Quando quiser falar meu nome, fala abertamente, não covardemente como você colocou
José Luiz Datena

O jornalista disse ainda que Nunes havia mandado um recado indireto a ele, afirmando que na Band havia um "rapaz" que afirmava que a Prefeitura de São Paulo não distribui comida para as pessoas em situação de rua. Na sequência, o apresentador chamou o gestor municipal de "covarde".

O prefeito disse que olha, toda a tarde na Band tem um rapaz que diz que a gente não distribui comida. Bom, primeiro lugar você foi covarde em não falar meu nome, tinha que falar meu nome. Sou eu que fala que você não distribui comida do jeito que deveria distribuir
José Luiz Datena

Para Datena, Ricardo Nunes está sendo o "pior prefeito de São Paulo". O apresentador disse para o gestor "trabalhar pelo povo" e reforçou em outros momentos que não sabia quem ele era antes de ser chefe do Executivo municipal. Em tom de ameaça, o apresentador disse que poderia "revirar o armário" para descobrir sobre o passado de Nunes.

Eu nem sabia quem era a você. Se quiser, posso descobrir quem é você. Se quiser, posso revirar armário
José Luiz Datena

Disputa pela vaga de vice-prefeito

Para assumir o cargo de vice de Covas, Datena precisaria deixar o cargo de apresentador de rádio e TV em agosto de 2020. O jornalista, que se filiou ao PSL no início deste mês, decidiu que não embarcar na disputa eleitoral.

Datena chegou a ter reuniões com o presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, e também teve conversas com o governador João Doria (PSDB).

O UOL procurou a Prefeitura de São Paulo para saber se Nunes deseja se pronunciar sobre o caso e também para conseguir detalhes sobre a morte do morador de rua que Datena citou no programa. Até agora, não tivemos retorno.

Datena poderá sair como candidato à Presidência

Com a filiação de Datena ao PSL, as discussões sobre uma possível candidatura política voltaram a reacender. O jornalista não deu certeza se disputará as eleições no próximo ano, nem o cargo para o qual poderia concorrer.

Em nota à imprensa, Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, disse que o jornalista tem "total apoio" para disputar a Presidência da República em 2022.

A Executiva Nacional do PSL informa que o jornalista José Luiz Datena está devidamente filiado ao partido e tem total apoio para a pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2022 Luciano Bivar, presidente nacional do PSL

O PSL é o partido pelo qual Bolsonaro foi eleito para o Palácio do Planalto em 2018. O presidente, no entanto, desfiliou-se da legenda no ano seguinte em meio a uma série de desavenças dele e de aliados com a cúpula partidária. Atualmente, o presidente está sem partido.