Topo

Esse conteúdo é antigo

Barroso diz que Braga Netto e Lira desmentiram ameaça às eleições

Barroso: "Temos Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia" - Nelson Jr/STF
Barroso: 'Temos Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia' Imagem: Nelson Jr/STF

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 10h45Atualizada em 22/07/2021 11h04

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, disse hoje que conversou com o ministro da Defesa, general Braga Netto, e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e que ambos desmentiram "enfaticamente" qualquer episódio de ameaça às eleições.

"Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia", escreveu o ministro em sua conta no Twitter.

Reportagem publicada hoje pelo jornal O Estado de S. Paulo informou que Braga Netto mandou um recado condicionando a realização das eleições de 2022 à aprovação do voto impresso, uma bandeira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo a reportagem, a mensagem foi levada ao presidente da Câmara por meio de um interlocutor, que não teve o nome revelado.

Durante cerimônia de inauguração da Antena Multisatelital, Braga Netto leu uma nota negando as informações publicadas pelo jornal. O presidente da Câmara dos Deputados também rebateu a reportagem. Questionado pela agência Reuters, Lira respondeu em uma mensagem de texto: "mentira".

Sem provas ou indícios, Bolsonaro tem reiterado que o atual sistema eletrônico é passível de fraudes e que é preciso implementar o voto impresso. A insinuação infundada é a de que poderia haver fraude nas atuais urnas para derrotá-lo no ano que vem.

Ao contrário do que afirma Bolsonaro, o sistema eletrônico de votação é auditável e, desde a implementação da urna eletrônica em 1996, nunca foi comprovada uma fraude realizada em todas as eleições feitas desde então.