Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de Ciro Nogueira toma posse no Senado após nomeação do filho no governo

Ciro Nogueira e Eliane Nogueira (PP-PI), durante cerimônia de posse dela no Senado - Jefferson Rudy/Agência Senado
Ciro Nogueira e Eliane Nogueira (PP-PI), durante cerimônia de posse dela no Senado Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Colaboração para o UOL*

28/07/2021 18h44Atualizada em 28/07/2021 18h58

Eliane Nogueira (PP-PI), mãe de Ciro Nogueira — nomeado para ser ministro da Casa Civil —, tomou posse hoje no Senado no lugar do filho.

Sem trajetória política, esse será o primeiro mandato de Eliane. Aos 72 anos, ela estreará como parlamentar por ter sido indicada para suplência pelo filho. A prática é adotada por parlamentares para manter alguém de confiança no cargo, caso sejam nomeados para postos no Executivo ou decidam disputar uma eleição.

Um projeto do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) propõe a proibição de parentes como suplentes de senadores. A proposta, no entanto, ainda tramita na Casa.

A cerimônia de posse aconteceu no gabinete da Presidência do Senado e foi acompanhada por Ciro Nogueira, além do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), da deputada Iracema Portella (PP-PI), e outros.

Nomeado hoje, Ciro Nogueira será empossado no cargo no início de agosto. A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia para fortalecer o governo no Senado, onde tem perdido apoio com o avanço da CPI da Covid. Ciro é presidente do PP (Partido Progressista), um dos principais no bloco de parlamentares do centrão, que dá sustentação ao governo.

*Com informações de Estadão Conteúdo