Topo

Esse conteúdo é antigo

Requião anuncia saída do MDB e chama partido de 'bolsonarista' e 'racista'

Roberto Requião, em foto quando era senador pelo PMDB-PR - Geraldo Magela/Agência Senado
Roberto Requião, em foto quando era senador pelo PMDB-PR Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

01/08/2021 13h26Atualizada em 02/09/2021 13h11

O ex-governador do Paraná Roberto Requião anunciou que deixará o MDB amanhã. O anúncio foi feito por Requião em uma série de postagens nas redes sociais iniciadas ontem, após o resultado das prévias para a direção estadual do partido. Derrotado, afirmou que "o MDB do Paraná foi tomado pelo Ratinho (atual governador do estado) e pelo Bolsonaro. Sou sério, estou fora!".

Hoje, ele reafirmou a decisão. "Amanhã segunda-feira saio oficialmente do MDB. Aí vamos ver quem sai comigo e abandona esse partido Bolsonarista, racista, e que se tornou absolutamente fisiológico. Será a prova da janela!", escreveu em seu perfil no Twitter.

A chapa vitoriosa foi a liderada pelo deputado estadual Antonio Anibelli Neto e o deputado federal Sérgio Souza. Com o resultato, Neto assume o comando do partido no estado.

Em um vídeo postado ontem, Requião diz que a chapa foi criada "para apoiar o Ratinho Junir (PSD)", atual governador do Paraná. Requião tem intenção de se candidatar ao posto nas eleições de 2022.

Nos mais de 40 anos de filiação ao MDB, Requião exerceu mandatos como senador e governador pela legenda. Ele afirmou que vai "continuar fazendo política para o bem de meu país e do nosso povo".

Em uma enquete no Twitter, ele pergunta aos seguidores a qual partido deve se filiar, colocando entre as opções o PDT, PT, PSB ou outro. Todas as siglas são de oposição ao governo federal.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que já enfrentou Requião em disputas no estado, convidou o ex-governador para se filiar à legenda. "Fique certo que não te faltará trincheira para ser candidato ao governo do Paraná", escreveu em mensagem no Twitter.