Topo

Esse conteúdo é antigo

Demitido por usar voo da FAB é nomeado secretário nacional de Justiça

Vicente Santini é amigo da família Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Vicente Santini é amigo da família Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

04/08/2021 06h45Atualizada em 04/08/2021 07h13

O governo federal nomeou hoje José Vicente Santini para o cargo de secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Santini substitui Claudio de Castro Panoeiro no cargo. A nomeação dele foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Em janeiro de 2020, ele era secretário-executivo da Casa Civil, mas se envolveu em uma polêmica. Sem autorização, usou um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir até à Índia. Ele foi criticado e exonerado do cargo.

O voo de Santini aconteceu depois do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. Ele estava representando o ministro Onyx Lorenzoni e usou o avião da FAB para ir à Índia, onde estava a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na época, o presidente criticou a atitude de Santini. Disse que era "imoral", pois os ministros costumavam usar voos comerciais para evitar gastos.

"Inadmissível o que aconteceu. Já está destituído da função de executivo do Onyx. Destituído por mim. Vou conversar com Onyx para decidir quais outras medidas podem ser tomadas contra ele. É inadmissível o que aconteceu, ponto final", disse Bolsonaro, na ocasião.

Amigo de infância dos filhos de Bolsonaro, Santini assumiu outro cargo no governo em setembro. Foi nomeado para assessor do então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Em fevereiro deste ano, ele voltou ao Planalto, assumindo o cargo de secretário-executivo da Secretaria Geral da República, do qual foi exonerado, a pedido, no fim de julho.