Topo

Esse conteúdo é antigo

Em reunião, Fux e Aras reafirmam compromisso com diálogo entre instituições

Do UOL, em São Paulo

06/08/2021 13h47Atualizada em 06/08/2021 18h24

Após reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Judiciário, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, se encontraram para renovar o compromisso das instituições com o diálogo.

A assessoria de imprensa do STF informou que "ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições". Já a PGR observou em outra nota que Aras foi convidado para a reunião por Fux "considerando o contexto atual".

Ontem, o presidente do STF cancelou uma reunião com os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em meio a novos ataques de Bolsonaro contra ministros do STF e o sistema eleitoral vigente.

A decisão de Fux foi tomada horas depois de Bolsonaro subir o tom contra Alexandre de Moraes, do STF, e dizer que "a hora dele vai chegar" —uma resposta à decisão do ministro de acolher uma notícia-crime do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e determinar a inclusão do presidente no inquérito das fake news, que investiga o financiamento e a disseminação de notícias falsas. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, também tem sido alvo dos ataques.

O procurador-geral Aras, que foi indicado por Bolsonaro a um novo mandato, ainda não se manifestou sobre a conduta do presidente e as afirmações contrárias à urna eletrônica.

Em comunicado, a PGR (Procuradoria-Geral da República) ressaltou que a relação entre Ministério Público e Judiciário "aperfeiçoa o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República".

A reunião entre Fux e Aras ocorreu hoje às 12h e durou cerca de 50 minutos.