Topo

Esse conteúdo é antigo

Políticos condenam ataque de Bolsonaro a Barroso e cobram Câmara: 'Omissa'

Do UOL, em São Paulo

06/08/2021 18h22Atualizada em 06/08/2021 21h51

Movimentos e políticos de oposição condenaram hoje o novo ataque do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, xingado de "filho da p..." pelo chefe do Executivo. Parlamentares prestaram solidariedade a Barroso e cobraram por uma reação da Câmara dos Deputados em defesa da democracia.

"Bolsonaro não tem interesse e competência de se portar como um chefe de Estado. A sua inépcia de liderar o Brasil o faz retornar sempre ao mesmo roteiro, incitando o caos institucional. A Câmara seguirá omissa, endossando essa postura e colocando em risco a nossa democracia?", escreveu João Amoêdo, ex-presidente do Novo.

Barroso tem sido um dos principais alvos dos ataques de Bolsonaro, que se intensificaram nas últimas semanas em meio à discussão em torno do "voto impresso auditável". O presidente defende a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), que quer adotar uma espécie de comprovante impresso após votação na urna eletrônica.

Ontem, a proposta foi derrotada por 23 votos a 11 na comissão especial da Câmara. Mesmo assim, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou hoje que vai levar a matéria para discussão no plenário.

Confira outras reações ao novo ataque de Bolsonaro a Barroso:

João Doria (PSDB), governador de São Paulo

"Lastimáveis as ofensas desferidas por Jair Bolsonaro ao ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], Luís Roberto Barroso. Inaceitável um presidente que envergonha o Brasil e o seu povo. Compromete o bom entendimento entre os Poderes e ameaça a democracia. Minha solidariedade ao ministro Barroso."

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador e membro da CPI da Covid

"As ofensas que Bolsonaro dispara ao ministro Barroso são ofensas as nossas instituições democráticas. Minha solidariedade ao ministro e também ao povo brasileiro, que está tendo que viver dias de vergonha e falta de esperança por conta deste que ocupa o Palácio do Planalto."

Kim Kataguiri (DEM-SP), deputado federal

"Posso ter mil discordâncias com o ministro Barroso e sua interpretação da Constituição, mas nada justifica um ataque tão baixo partindo de um presidente da República. Coisa de animal descontrolado e acuado, ciente do próprio abate que se aproxima. Minha solidariedade."

MBL (Movimento Brasil Livre)

"O cara vendeu o governo inteiro pro centrão, tem até um réu por organização criminosa despachando de dentro do Planalto, tem aumento de fundão, tem tudo. Mas os fanáticos juram que o cara é contra o sistema porque ele solta uns palavrões contra um ministro."

Alice Portugal (PCdoB-BA), deputada federal

"Bolsonaro segue com os ataques ao STF, TSE e seus membros. Agora, chama o ministro Barroso de "filho da p..."! Ele está desesperado com as investigações da CPI [da Covid] e com os inquéritos abertos contra ele. O cerco está se fechando cada vez. Basta de Bolsonaro!"

Paulo Teixeira (PT-SP), deputado federal

"O ataque de baixo nível do presidente ao ministro Barroso demonstra desespero e desqualificação para o cargo. Bolsonaro levou o cargo de presidente para a zona do agrião."

Alexandre Padilha (PT-SP), deputado federal e ex-ministro da Saúde

"'Esse filho da p... do Barroso', diz Bolsonaro. As nossas instituições democráticas não podem ouvir esses insultos em silêncio. Nossa democracia está em perigo e o genocida não tem limites."

José Guimarães (PT-CE), deputado federal

"Mais um ataque de Bolsonaro contra Barroso. Bolsonaro está desequilibrado, acuado pelas investigações da CPI [da Covid] e pelos inquéritos abertos pelo STF, resta para ele os ataques. Sua hora está chegando. Não tem para onde correr!"