Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados repudiam uso de tanques: 'Resposta será derrota do voto impresso'

Deputados se reuniram em frente à Câmara com cartazes contra desfile de tanques de guerra que contou com a participação de Bolsonaro - Reprodução / Twitter
Deputados se reuniram em frente à Câmara com cartazes contra desfile de tanques de guerra que contou com a participação de Bolsonaro Imagem: Reprodução / Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 14h14Atualizada em 10/08/2021 15h30

Deputados oposicionistas ao governo federal repudiaram o desfile de tanques de guerra que ocorreu na manhã de hoje, em frente ao Palácio do Planalto. Os parlamentares afirmaram que, em resposta, a Câmara irá derrotar hoje a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso.

Carregando cartazes em favor da democracia, o grupo fez críticas sobre "a trágica coincidência" do desfile no dia da votação da PEC do voto impresso. O líder da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), declarou que em mais um episódio "Bolsonaro faz mal a sociedade e as Forças Armadas".

A resposta é a unidade de todo no Congresso exigindo democracia! A melhor resposta as ameaças sistemáticas é dentro da Câmara derrotando a PEC do voto impresso
Marcelo Freixo

Já a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) disse que "tanque nenhum" irá intimidar a defesa da democracia.

A ex-vice-presidenciável Manuela D'ávila declarou que enquanto Bolsonaro colocava "seus tanques na rua", deputados lutavam em defesa do país.

O líder da oposição na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), disse que nenhuma "demonstração de força" irá esconder a "pequenez de um presidente cada dia mais fraco". O parlamentar disse ainda que a queda de popularidade de Bolsonaro seguirá, independente de ações como a que ocorreu hoje.

"Bolsonaro continuará derretendo!", disse Molon.

Não aceitamos as desculpas de que o desfile no mesmo dia da votação foi uma coincidência. Essa foi a forma de constranger a Câmara para aproar o voto impresso e a melhor resposta será a reprovação da proposta com amplo placar
Alessandro Molon

A deputada federai Joice Hasselmann (PSL-SP) não participou do ato dos parlamentares, mas utilizou as redes sociais para se pronunciar sobre o evento militar. Segundo ela, a cena ocorrida mais cedo foi "patética" e o Exército tinha que processar Bolsonaro por "assédio moral".

O tanquinho do "mito" micou. Do outro lado da rua, no Congresso o "presida" -- hoje presidente, amanhã presidiário -- virou motivo de chacota. Um passarinho me contou que no STF também
Joice Hasselmann

Tanques e blindados no Planalto

O desfile de tanques de guerra e outros automóveis blindados, em frente ao Planalto é um evento inédito. Ontem, Bolsonaro usou as redes sociais para convidar autoridades para acompanhar o evento. Hoje, no entanto, nenhum deles apareceu.

Entre os convidados estavam o presidente do STF, ministro Luiz Fux, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O chefe do Executivo federal estendeu o convite aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do TCU (Tribunal de Contas da União), ministra Ana Arraes, do STJ, ministro Humberto Martins, e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministra Maria Cristina Peduzzi. Também convidou deputados e senadores, dizendo que se "honraria" com a presença de cada um deles.

No entanto, ao lado de Bolsonaro hoje cedo foi visto o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, e os chefes militares da Aeronáutica (Carlos de Almeida Baptista Júnior), Exército (Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira) e Marinha (Almir Garnier Santos).

Fotos do desfile de tanques e blindados por Brasília