Topo

Esse conteúdo é antigo

'Ninguém vai intimidar o Parlamento', diz Pacheco sobre desfile militar

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 17h20

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o Congresso Nacional não vai se submeter a "arroubos, a bravatas, a ações que definitivamente não calham no estado democrático de direito". Em pronunciamento no plenário hoje, ele garantiu estar atento a manifestações que possam constranger o Senado e a Câmara.

"Sobre essa manifestação de hoje, desfiles de tanques das Forças Armadas em Brasília, que muitos senadores apontaram como algo que seria indevido, inoportuno, um tanto aleatório. Devo dizer para aqueles que assim interpretaram, que está reafirmado o nosso compromisso com a democracia. E absolutamente nada, e ninguém, haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento", garantiu Pacheco durante abertura da sessão plenária.

A declaração aconteceu horas após o desfile militar em Brasília que foi acompanhado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Defesa, Braga Netto. O evento aconteceu no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados vai votar a proposta do voto impresso.

O presidente do Senado completou dizendo não interpretar o ato como "consistente de intimidação ao Parlamento", nem que haja risco nesse sentido. No entanto, destacou ser necessário "afirmar e reafirmar" a responsabilidade cívica com a obediência à Constituição Federal.

"Quero dizer, que para cada palavra, cada apontamento, cada fato que possa constituir algum tipo de ameaça ou de risco ou de colocação em dúvida das nossa balizas democráticas. Sempre haverá pronta reação do Senado e do Congresso Nacional para afirmar aquilo que temos de mais sagrado, que é o ambiente propício para o progresso e para a ordem do Brasil, que é o ambiente do estado democrático de direito", disse o senador.

Pacheco encerrou o discurso dizendo: "viva a democracia do Brasil".

Fotos do desfile de tanques e blindados por Brasília