Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados comemoram derrota do distritão, mas criticam volta de coligações

Deputados federais em sessão no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputados federais em sessão no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

11/08/2021 23h35

A retirada de pauta do distritão levou deputados de diversos espectros políticos a comemorar em suas redes sociais. Porém, isso aconteceu por meio de um acordo que levou à aprovação da volta das coligações partidárias, que foi considerada pela maioria que se manifestou no Twitter como um retrocesso.

O ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (sem partido-RJ) chamou o distritão de "bode na sala" e apontou antes mesmo da aprovação que a volta das coligações seria um retrocesso, em sua opinião.

Tiago Mitraud (Novo-MG) também usou uma metáfora com animais para comentar o acordo: "Infelizmente, (o distritão) parece ter sido usado apenas como boi de piranha para a volta das coligações", escreveu.

Fernanda Melchionna (PSOL-RS), por sua vez, afirmou ser contra as coligações, mas defendeu que é necessário reconhecer que a retirada do distritão foi uma vitória.

O deputado Zé Ricardo (PT-AM), argumentou que as coligações proporcionais também prejudicam os partidos políticos. "Continua o desafio do fortalecimento dos partidos", disse.

Veja mais manifestações de deputados federais sobre o distritão: