Topo

Em áudio, Jefferson chama STF de 'organização criminosa' e xinga Moraes

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

13/08/2021 14h55Atualizada em 13/08/2021 19h05

Após saber que seria preso pela PF (Polícia Federal), o presidente do PTB, Roberto Jefferson, enviou a aliados um áudio com ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a medida.

Na gravação, que dura pouco menos de quatro minutos, ele afirma que o Supremo é "uma organização criminosa para servir aos interesses dos comunistas", diz que seu problema com Moraes "é pessoal" e insinua a existência de um "mensalão chinês" na Corte.

"Os conservadores sendo presos por um tribunal corrupto, que é o Supremo. É uma orcrim [organização criminosa]. Hoje o Supremo é uma orcrim. Uma organização criminosa para servir aos interesses dos comunistas e para praticar abuso de autoridade e constrangimento ilegal às pessoas que militam democraticamente em favor da liberdade, da vida. Deus, pátria, família", diz Jefferson em um trecho do áudio.

Ainda antes de ser preso, Jefferson também usou sua conta no Twitter para chamar Moraes de "cachorro do STF". Moraes, que é chama de "Xandão " no áudio de Jefferson, também é alvo de ataques na gravação.

"Mas eu já falei uma vez para o Xandão e vou repetir: o buraco comigo é mais embaixo, Xandão. Eu sei que você é metido a valente, né? A nossa conta é pessoal, não tem saída. Não tem saída. Você está me perseguindo pessoalmente", afirma o político.

Sem apresentar provas, Jefferson afirma que Moraes e o STF estão agindo a serviço da China. "Ele quer tirar todos da frente para que aqui impere aqui a vontade da China. É o mensalão chinês."

Em outro áudio que circula nas redes, também com a voz de Jefferson, há a afirmação de que o Supremo "foi comprado pela China".

No despacho em que autorizou a prisão de Jefferson, Moraes listou uma série de declarações feitas pelo político nos últimos meses. Entre outras falas, o presidente do PTB pediu várias vezes uma intervenção militar no país, sugeriu trocar todos os ministros do STF, incitou violência contra os senadores da CPI da Covid e prometeu que haverá uma "primavera brasileira" se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar ao poder.

O UOL pediu ao STF que se posicionasse sobre as acusações feitas por Jefferson no áudio. Por meio de nota, o tribunal informou que não comentará o assunto. A reportagem também buscou a embaixada da China e aguarda resposta.